30 de novembro de 2010

Jornada Missionária da Infância e Adolescência Missionária

No dia 26 de setembro, das 14h00 às 17h00, realizou-se a Jornada Missionária promovida pela Infância e Adolescência Missionária (IAM) da Diocese de São Miguel Paulista. O local foi a Comunidade Santo Agostinho, na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, na Vila Curuçá, com a participação de 09 paróquias.
O tema da jornada lembrou o mês missionário: “Missão e partilha”. Esse trabalho realizado pela IAM, com as crianças e adolescentes, é de grande significado e importância para a formação da consciência missionária em nossas comunidades.
O Documento de Aparecida recomenda “valorizar a capacidade missionária dos meninos e das meninas, que não só evangelizam seus próprios companheiros, mas que também podem ser evangelizadores de seus próprios pais” e "estimular a pastoral dos adolescentes, com suas próprias características, que garanta sua perseverança e o crescimento na fé. O adolescente procura uma experiência de amizade com Jesus”. (DAp. 441 e 442).
O Bispo Diocesano esteve presente no encontro onde foi saudado pelos presentes, dirigiu a todos uma mensagem e respondeu várias perguntas formuladas pelas crianças e adolescentes, conforme pode ser conferido abaixo:


26 de novembro de 2010

Advento 2010

Quem jà não esperou a chegada de um irmãozinho? É uma coisa tão legal, que a gente não vê a hora. Os pais preparam o berço, começam a comprar as roupinhas do bebe que vai chegar: todos voltam a atenção para ele, até, às vezes, suscitar ciúmes... não é verdade? Pois é, os cristãos se preparam para festejar a aniversário do nascimento de Jesus, já 4 semanas antes: o tempo de ADVENTO = espera, expectativa, que este ano iniciará no dia 28 de novembro.

O Advento é a primeira das três partes do Tempo de Natal: Advento, Natal e tempo depois do Natal que vai até o batismo de Jesus. O Advento inicia um novo ano litúrgico, é o ano litúrgico 2011, que esperamos cheio de graças e benção da parte de Deus Pai, sempre bondoso.
Mas, para nós cristãos, esta espera tem um sentido especial. Pois não se trata simplesmente de celebrar o aniversário de Jesus, mas é como se ele nascesse de novo. Esta é a novidade: a celebração do Natal é fazer Jesus se tornar presente na nossa vida. Isso significa que a Liturgia, a celebração atualiza o acontecimento do nascimento de Jesus para nós, que naquele tempo, quando ele nasceu não estávamos presentes. É isso mesmo: a Liturgia, a celebração, faz o nascimento de Jesus acontecer para nós, aqui e agora! É um presente que Deus Pai nos faz.

Então... preparemos o... berço de Jesus no nosso coração, para que ele se sinta acolhido, assim como acontece quando uma criança nasce em nossa família! Como? Rerando, rezando melhor, rezando mais; lendo e meditando a Palavra de Deus, e ... amando, acolhendo o irmãos, amando, amando mais e sempre mais.


Com um grande abraço,

Pe. Vicente

1 de novembro de 2010

Oração da Família Missionária

JOVENS: Senhor, somos jovens de vários cantos e encantos. Sonhamos com a Civilização do Amor, onde a justiça, a solidariedade e a paz sejam vivenciadas intensamente. Queremos ser seus discípulos missionários... Dai-nos a lucidez crítica e a verdadeira liberdade; o testemunho coerente e a audácia; a criatividade e a esperança para podermos evangelizar outros jovens em nossa comunidade, no trabalho, na escola, na família, no nosso ambiente de lazer e o Seu nome seja mais conhecido aqui e no mundo inteiro.

PAIS: Senhor, nós vos pedimos pelos nossos jovens. Que suas forças possam se desenvolver e sejam empregadas para tornar o mundo melhor. Que o desejo de construir uma sociedade mais fraterna e mais verdadeira possa se realizar. Que sua generosidade não se esgote e seu ideal de bem persevere, apesar das decepções. Que cada um deles responda ao vosso apelo missionário, conforme o caminho que realizarem em suas vidas.

MÃES: Senhor, entregamos em vossas mãos a vida de nossos filhos e filhas. Que eles possam ter a alegria de te encontrar, e assim possam ser seus discípulos missionários. Que conservem a coragem de dar e de servir e não caiam nas garras do egoísmo. Que a sua sede de amor jamais se extinga, e que seu coração se abra cada vez mais para vós e para todos os irmãos. Nossa família quer ser missionária, como a Família de Nazaré, abençoai-nos e protegei-nos para que sejamos verdadeiros cristãos, anunciando o Teu amor por onde estivermos. Amém.

Missa da Juventude - 31/10/2010