26 de dezembro de 2012

Mensagem de Natal do Pároco



O NATAL é uma festa cristã ligada ao nascimento, na história, de Jesus Cristo, o Filho de Deus. Nele, Deus se torna companheiro do homem na aventura da vida. É o primeiro dos mistérios (acontecimentos) da vida de Jesus que a Igreja celebra no ano litúrgico. Para compreender toda a riqueza deste acontecimento, a Igreja instituiu o tempo do Advento; quatro semana  de preparação para que o nosso coração entre na expectativa da chegada do Senhor: o Filho de Deus se fez homem no meio dos homens, colocando assim a sua morada no meio de nós, para que dele pudéssemos receber graça sobre graça (cfr. Jo 1, 14-16 ). Com o Natal, a Encarnação, o plano de salvação de Deus começa a concretizar-se.

Freis Trinitários assumem paróquia em Suzano/SP


No dia 16 de dezembro, a Ordem da Santíssima Trindade recebeu das mãos do bispo diocesano de Mogi das Cruzes, Dom Pedro Luiz Stringhini, a posse da Paróquia de São Francisco de Assis, em Suzano/SP. Assume como pároco o Frei Vicente de Paulo e como Vigário, Frei Clayton dos Santos.

Infância e Juventude Missionária realiza Marcha de Natal



A chuva e a falta de energia que atingiu a Vila Curuçá na tarde de sábado, 15 de dezembro, não impediram que a Infância e Juventude Missionária da Paróquia de Nossa Senhora de Fátima realizassem a primeira Marcha de Natal.

Ordenação Sacerdotal do Frei Daniel Gonçalves



Na manhã do dia 15 de dezembro, foi realizado, na Paróquia de Nossa Senhora de Fátima, a ordenação sacerdotal do Frei Daniel Gonçalves, da Ordem da Santíssima Trindade. A celebração foi presidida pelo Bispo da Diocese de Barretos, Dom Edmilson Amador Caetano e contou com a presença de vários confrades, religiosos, religiosos, familiares e da comunidade que, em peso, veio prestigiar a celebração.

Presépio da Comunidade de Nossa Senhora de Fátima


A juventude da comunidade Matriz de Nossa Senhora de Fátima montou no dia 01 de dezembro, o presépio 2012. Este ano ele possui duas perspectivas: um lado a cidade de Belém com pastagens, montanhas, animais e camponeses. No outro a cidade de São Paulo com o lado rico da cidade demonstrado por prédios, comércios e condomínios e o lado mais pobre com favelas mercados simples e escola divididos por uma linha de trem. E para realizar a ligação entre o antigo e novo testamento, entre Belém e São Paulo, há uma ponte e embaixo desta ponte nasce Jesus, entre os pobres os animais e as faces de um mundo ora globalizado, ora simples como o campo.

3º Encontro Diocesano de Ministros Não Ordenados



No dia 25 de novembro, solenidade de Jesus Cristo Rei do Universo e dia dedicado aos leigos e leigas, às 15h, a Diocese de São Miguel Paulista realizou com muita alegria e participação, no Santuário Basílica de Nossa Senhora da Penha, o terceiro encontro diocesano dos ministros não ordenados.

Dia Nacional da Juventude



O Setor Juventude da Diocese de São Miguel Paulista celebrou o Dia Nacional da Juventude, no dia 11 de novembro, das 8h30 às 17h00, nas dependências da Paróquia de Santa Luzia, no Jardim Nordeste, com a participação de 500 jovens.

Infância, Adolescência e Juventude Missionárias e o Ano da Fé



Por ocasião da abertura do Ano da Fé, o bispo diocesano de São Miguel Paulista (São Paulo/SP), Dom Manuel Parrado Carral, enviou às comunidades uma mensagem pastoral para ser lida em todas as comunidades neste domingo, 14 de outubro. Na mensagem, o bispo lembrou que haverá momentos formativos e celebrativos a nível diocesano, mas, insistiu que o Ano da Fé deve acontecer na base eclesial, ou seja, nas famílias, nas pequenas comunidades e nas paróquias. Ainda na mensagem cita e incentiva a Infância, Adolescência e Juventude Missionárias como meio de ajudar a viver e desenvolver a fé.

Para os coordenadores diocesanos da IAM e JM o apoio do bispo diocesano é fruto do trabalho que vem sendo desenvolvido nas bases com as crianças, jovens e adolescentes. "Estou muito feliz pelo trabalho que a Infância, Adolescência e Juventude Missionárias vem desenvolvendo em nossa diocese. A cada dia, surgem mais comunidades interessadas em implantar as Obras. É graças ao reflexo do trabalho realizado pelos grupos nas comunidades e o esforço da equipe diocesana que estamos recebendo o apoio do nosso bispo diocesano." - declarou Rodrigo Piatezzi. "Vamos nos preparar pois 2013 em nossa diocese promete... Dentro do 5º Plano Diocesano de Pastoral, a prioridade será a Missão; vamos celebrar os 170 anos de fundação da IAM e 20 anos de implantação da Obra na diocese; ainda temos a realização da Jornada Mundial da Juventude, que reforçará o ardor missionários em nossos jovens e comunidades. Vamos ter que trabalhar em dobro!" - expressou Felipe Gonçalves.

Leia a mensagem pastoral completa: