28 de julho de 2013

#JMJRio2013: Papa Francisco se despede do Brasil: 'Até breve, com saudades'


O Papa Francisco despediu-se do Brasil na tarde deste domingo (28) após discursar na Base Aérea do Galeão, Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro. “Parto com a alma cheia de recordações felizes”, disse o Papa, que embarcou rumo à Roma às 19h21. A próxima Jornada Mundial da Juventude acontece em 2016 na Cracóvia, Polônia.

#JMJRio2013 - Papa Francisco, aos jovens, no final da JMJ: “Ide, sem medo, para servir!”


Mais de 3 milhões de pessoas, segundo estimativas, participaram da Missa de encerramento da Jornada Mundial da Juventude Rio 2013 presidida pelo Papa Francisco na manhã deste domingo. Após o ‘maior flash mob do mundo’, Francisco foi recebido no palco na Praia de Copacabana pouco depois das 10 horas, pelos Cardeais, Bispos e sacerdotes presentes. Na celebração estavam presentes as Presidentes do Brasil e Argentina, Dilma Roussef e Cristina Kirchner, respectivamente, o Presidente da Bolívia, Evo Morales, o Presidente do Suriname e os Vice-presidentes do Uruguai e do Panamá.

#JMJRio2013: Multidão dança para receber Papa Francisco


O maior flash mob do mundo”, anunciou o mestre de cerimônias na manhã deste domingo, 28 de julho, na praia de Copacabana. Em seguida, foi realizada uma coreografia que mobilizou os jovens, os padres, religiosos e até mesmo os bispos que se encontram no altar.

#JMJRio2013: Na Vigília com os jovens, Papa Francisco diz “Vamos jogar no time de Jesus!”


Na fria noite deste sábado, 27 de julho, diante dos mais de 3 milhões de peregrinos que participam da Vigília da JMJ, na praia de Copacabana, o Papa Francisco recordou a história de São Francisco de Assis, chamado por Deus para reconstruir a sua Igreja. “Chamado a colocar-se a serviço da Igreja, para que transparecesse nela a face de Cristo. Queridos jovens: o senhor precisa de nós! Também chama a cada um de nós a segui-lo em sua Igreja e a ser missionários. O Senhor, hoje, os chama. Chama a cada um de vocês, individualmente”.

#JMJRio2013: 3 milhões de jovens participam, com o Papa Francisco, da Vigília na Praia de Copacabana

Após realizar uma peregrinação urbana de 9,5 Km pelas ruas do centro e zona sul do Rio de Janeiro, 3 milhões de peregrinos se concentraram na praia de Copacabana para vigília da Jornada Mundial da Juventude, na tarde deste sábado, 27 de julho. O Papa Francisco desfilou mais uma vez no papamóvel, e chegou pontualmente ao palco central, às 19h30.

#JMJRio2013: Em discurso a líderes civis, Papa cita protestos e pede diálogo com o povo


O Papa Franscisco pediu neste sábado (27), em encontro com representantes da sociedade civil no Theatro Municipal, no Rio de Janeiro, "diálogo construtivo" para enfrentar o presente. "Entre a indiferença egoísta e o protesto violento, há uma opção sempre possível: o diálogo. O diálogo entre as gerações, o diálogo com o povo, a capacidade de dar e receber, permanecendo abertos à verdade", afirmou o pontífice (leia a íntegra do discurso no final da reportagem).

#JMJRio2013: Na Catedral do Rio, Papa Francisco convoca bispos, padres e religiosos para ir ao encontro das pessoas


Na manhã deste sábado, 27 de julho, a Catedral Metropolitana de São Sebastião, no Rio de Janeiro (RJ) recebeu os bispos brasileiros, presbíteros e diáconos, além de religiosos e seminaristas, para a missa presidida pelo Papa Francisco. O pontífice foi acolhido na Catedral pelo arcebispo do Rio, dom Orani João Tempesta. Também concelebraram o presidente da CNBB, cardeal Raymundo Damasceno Assis; o vice-presidente da entidade, dom José Belisário da Silva, e diversos bispos brasileiros e estrangeiros, que pregaram as catequeses durante a Jornada Mundial da Juventude.

26 de julho de 2013

#JMJRio2013: Via Sacra encenada em Copacabana é acompanhada pelo Papa Francisco


Na chamada de “Via Sacra solidária dos jovens”, atores conhecidos como Eriberto Leão, Narjara Tureta, Cássia Kiss, Livian Aragão, Murilo Rosa a cantora Elba Ramalho, a apresentadora Ana Maria Braga representam as 14 estações da Paixão e Morte de Jesus.

#JMJRio2013: Discurso do Papa Francisco na Via Sacra da JMJ


A Via Sacra da Jornada Mundial da Juventude Rio 2013 foi realizada na noite desta sexta-feira, dia 26, na praia de Copacabana, no Rio de Janeiro. Confira o discurso do Papa Francisco na íntegra:

#JMJRio2013: Íntegra do discurso do Papa em Copacabana


Veja a íntegra do discurso do Papa Francisco em Copacabana, na Cerimonia de Acolhida:


#JMJRio2013: Papa Francisco visita Comunidade de Varginha


Na manhã desta quinta-feira (25), o Papa Francisco seguiu suas atividades dirigindo-se para a Comunidade de Varginha , no Complexo de Manguinhos, na zona norte do Rio de Janeiro. Durante o trajeto de papamóvel, o Pontífice quebrou os protocolos, abraçou e abençoou as pessoas que o seguiram pelas ruas do Rio de Janeiro.


25 de julho de 2013

Vídeo: Evento Cultural "Lírios do Gueto"

No último sábado (20), o Grupo de Jovens da Comunidade de Santo Agostinho organizou o evento cultural "Lírios do Gueto". Confira abaixo trechos de algumas apresentações:

 

Veja também: Jovens e adultos se apresentam no "Lírios do Gueto"

#JMJRio2013: Veja íntegra da homilia do Papa Francisco feita na missa de Aparecida


Durante sua primeira missa pública, realizada nesta quarta-feira (24) no Santuário Nacional de Aparecida, no interior de São Paulo, o Papa Francisco pediu que os pastores do povo de Deus, pais e educadores sejam responsáveis por transmitir aos jovens valores para construir “um país e um mundo mais justo, solidário e fraterno” a partir de posturas “simples”.

23 de julho de 2013

#JMJRio2013: Discurso do papa no Palácio Guanabara, no Rio


Senhora presidenta, ilustres autoridades, irmãos e amigos!
Quis Deus na sua amorosa providência que a primeira viagem internacional do meu pontificado me consentisse voltar à amada América Latina, precisamente ao Brasil, nação que se gloria de seus sólidos laços com a Sé Apostólica e dos profundos sentimentos de fé e amizade que sempre a uniram de modo singular ao sucessor de Pedro. Dou graças a Deus pela sua benignidade.

Diocese envia jovens para #JMJRio2013


No dia 21 de julho, domingo, às 15h, na Catedral Diocesana de São Miguel Arcanjo, foi celebrada a missa do envio dos jovens que foram para a Jornada Mundial da Juventude. Esta celebração foi presidida por Dom Manuel Parrado Carral que acolheu a todos os que vieram de outros lugares como Iraque, Peru, Chile, Guatemala, Panamá, Espanha e Itália e os de nossa Diocese. 

Jovens e adultos se apresentam no "Lírios do Gueto"


Música, teatro, dança e poesia marcaram a primeira edição do "Lírios do Gueto", evento organizado pelo Grupo de Jovens JUMP, da Comunidade de Santo Agostinho, no último sábado, 20 de julho. Dezenas de jovens e adultos marcaram presença prestigiando o evento.

#SemanaJuventude: Willian Alves fala sobre "Missão"

Pregação realizada pelo missionário Willian Alves, da Comunidade Aeternum Dei, durante a Semana da Juventude da Paróquia de Nossa Senhora de Fátima - Vila Curuçá, da Diocese de São Miguel Paulista, São Paulo (SP), realizada no dia 30 de janeiro de 2013.
Durante a pregação, Willian Alves, identifica os aspectos que caracterizam um jovem missionário. 


 Veja mais:
- Semana da Juventude 2013
- "O amor de Cristo nos uniu" é tema da Semana da Juventude 2013
- Vídeo: Momento de oração

#SemanaJuventude: Momento de oração

Momento de oração realizada no dia 30 de janeiro de 2013, com a presença de Willian Alves, da Comunidade Aeternum Dei, durante a Semana da Juventude da Paróquia de Nossa Senhora de Fátima - Vila Curuçá, da Diocese de São Miguel Paulista, São Paulo (SP).



 Leia mais:

19 de julho de 2013

Grupo de Jovens da Comunidade de Santo Agostinho realiza evento cultural neste sábado


O Grupo de Jovens da Comunidade de Santo Agostinho (JUMP), irá promover neste sábado, 20 de julho, o evento cultural "Lírios do Gueto", com manifestações artísticas e culturais que apresentarão a realidade da juventude na comunidade.

O evento é gratuito e será realizado na Comunidade de Santo Agostinho (Rua Joaquim Leal, 274 - Vila Curuçá Velha), Próximo ao Parque Chico Mendes.

Celebrações marcam o domingo na Paróquia de Nossa Senhora de Fátima


A Celebração Eucarística do último domingo, 14 de julho, foi repleta de comemorações... O bispo diocesano, Dom Manuel Parrado Carral, esteve celebrando às 09h, na Comunidade Matriz de Nossa Senhora de Fátima, para acolher a Comunidade de Vida Deus Proverá que instalaram sua Missão na Casa do Ancião. No espaço residirão, durante todo o tempo, quatro missionários, que atuarão com o carisma vivendo o tripé: oração, amor e trabalho.

8 de julho de 2013

Flash Mob - Ardor Missionário

Para comemorar os 170 anos de fundação da Pontifícia Obra da Infância e Adolescência Missionária (IAM) e a contagem regressiva para a Jornada Mundial da Juventude, a Garotada Missionária, em parceria com os jovens da paróquia, realizaram no dia 29 de junho, sua primeira pedalada missionária. Durante a pedalada, os participantes realizaram a apresentação do Flash Mob da música "Ardor Missionário" na Praça Juaguamitanga (Praça do Shinquichi).

Confira o vídeo...

"Arraiá" da Paróquia


Resgatando a cultura popular e proporcionando aos paroquianos e comunidade local da Vila Curuçá, a Comunidade de Nossa Senhora de Fátima realizou nos dias 22 e 23 de junho mais uma edição da Festa Junina.


Escola de Futsal visita Museu do Futebol


No dia 18 de abril, quinta-feira, cumprindo a programação do calendário da nossa escola de futebol Intercampus, foi realizado um passeio ao Museu do Futebol no Estádio do Pacaembu.

Via Sacra 2013

No dia 29 de março, Sexta-Feira da Paixão, os jovens da Paróquia de Nossa Senhora de Fátima realizaram a encenação da Via Sacra. Centenas de paroquianos estiveram presentes acompanhando, com fé e emoção, a apresentação.

Confira as fotos (clique aqui) e reveja alguns momentos nos vídeos que acabamos de publicar. 

3 de julho de 2013

Crianças e jovens se unem para celebrar o Ano da IAM e a contagem regressiva para a JMJ


Na manhã de sábado, 29 de junho, a Infância e Adolescência Missionária (IAM) da Paróquia de Nossa Senhora de Fátima - Vila Curuçá, na Diocese de São Miguel Paulista, em São Paulo (SP), realizou a sua Pedalada Missionária. A iniciativa contou com o apoio e presença de alguns pais, membros da Juventude Missionária (JM) e dos grupos de Jovens e Crisma da paróquia que, unidos às crianças, celebraram os 170 anos de fundação da Obra e a contagem regressiva para a Jornada Mundial da Juventude, que será realizada neste mês, no Rio de Janeiro.


1 de julho de 2013

25 anos de presença missionária do Pe. Vicente na Vila Curuçá

Para marcar os 25 anos de presença do Pe. Vicente Frisullo na Vila Curuçá, foi realizada no dia 22 de maio de 2011 uma celebração que contou com a participação de centenas de fiéis, religiosas e sacerdotes. Publicamos alguns vídeos com momentos desta celebração, assistam...


Para ver as fotos da celebração, clique aqui.