24 de dezembro de 2010

Salvamos o nosso Natal...!


O Natal é, antes de tudo, festa cristã. É a festa do nascimento do Filho de Deus na história. É o primeiro dos mistérios (acontecimentos) da vida de Jesus, que a Igreja celebra no ano litúrgico, para lembrar que Deus se tornou companheiro do homem na aventura da vida.
Mas, o Natal se tornou uma festa de todos, correndo assim o risco de se tornar a festa de ninguém. O festejam, sobretudo, os “shoppings center” que substituíram o Cristo pelo Papai Noel, com o qual divide as honras da festa. O saco do Papai Noel transporta suas ilusões no "shopping center", que é o lugar onde se vendem e se compram ilusões!
Não se trata de eliminar Papai Noel, quem pode impedir-lhe de vender suas ilusões? Mas, é preciso garantir o espaço ao Natal, que pertence a Jesus, o aniversariante do dia! O Natal vem para nos lembrar o amor de Deus Pai e nos introduzir na comunhão com ele. É a festa da confraternização universal, pois quem diz pai diz também irmão; então, o Natal é festa da fraternidade, da partilha e do compromisso com a vida. Talvez seja no brilho do Natal que nossas carências ficam mais expostas: damos presentes sem nos dar, recebemos sem acolher, brindamos sem perdoar, abraçamos sem afeto...!
Por favor, deixem-nos festejar o Natal em paz, deixem-nos encontrar com o Cristo, o irmão maior, e com todos os irmãos! Vamos fazer renascer o Natal! SALVAMOS NOSSO NATAL! Feliz Natal, na graça do encontro com o Cristo, o verdadeiro Natal para você e sua família!
Pe. Vicente

Nenhum comentário:

Postar um comentário