17 de abril de 2011

A nossa Semana Santa...

Com a celebração da entrada de Jesus em Jerusalém, cujo memorial fazemos no Domingo de Ramos, iniciamos a Semana Santa, a semana na qual lembramos e celebramos os últimos acontecimentos decisivos da vida de Jesus de Nazaré. O coração desta semana é o Tríduo Pascal que vai terminar na Vigília da Páscoa que Santo Agostinho chamava “a mãe do todas as vigílias”.

A celebração do Tríduo Pascal tem como finalidade nos aproximar de Jesus, o Filho querido que o Pai ofereceu para a salvação do mundo (Jo 3, 17). Nele que, no dizer de são Paulo “tendo condição divina ... esvaziou-se a si mesmo assumindo a condição de servo ... até a morte, e morte de cruz!” (Fl, 2, 6ss), o Pai nos oferece o que de mais precioso ele tem. O Pai não tem mais nada para nos oferecer: em Jesus nos ofereceu tudo!

A meditação destes eventos devem nos levar a termos os mesmos sentimentos de Cristo (Fl 2, 5): humildade, generosidade, até a entrega de nós mesmos aos irmãos, sobretudo os mais necessitados. Pois é isso que a nossa fé no Ressuscitado exige: “estava com fome e me destes de comer, estava com sedes e me destes de beber, estava doente e prisioneiro e me visitastes ...” (MT 25, 31ss). Olhar no Crucificado os tantos crucificados de nossos dias: crucificados pelo sofrimento, pelas injustiças, pelas dificuldades da vida, pelo desanimo, pelo desespero, pelo desamor, pelo pecado.

A estas situações o nosso amor fraterno é chamado a responder com generosa gratuidade, pois, no dizer de São João da Cruz: “No entardecer de nossa vida seremos julgados sobre o amor”.

O clima de oração mais intensa, de escuta mais atenta e meditação da Palavra de Deus, de silêncio dentro de nós e ao nosso redor, nos ajudará a colher a profundidades dos acontecimentos celebrados na Semana Santa e chegar, com alegria, à celebração da maior festa da nossa fé, a Ressurreição.

Unidos na oração,

Pe. Vicente Frisullo, pároco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário