26 de dezembro de 2012

Mensagem de Natal do Pároco



O NATAL é uma festa cristã ligada ao nascimento, na história, de Jesus Cristo, o Filho de Deus. Nele, Deus se torna companheiro do homem na aventura da vida. É o primeiro dos mistérios (acontecimentos) da vida de Jesus que a Igreja celebra no ano litúrgico. Para compreender toda a riqueza deste acontecimento, a Igreja instituiu o tempo do Advento; quatro semana  de preparação para que o nosso coração entre na expectativa da chegada do Senhor: o Filho de Deus se fez homem no meio dos homens, colocando assim a sua morada no meio de nós, para que dele pudéssemos receber graça sobre graça (cfr. Jo 1, 14-16 ). Com o Natal, a Encarnação, o plano de salvação de Deus começa a concretizar-se.

Hoje, o Natal se tornou uma festa de todos,  mesmo dos ateus e pagãos e, sobretudo, dos aproveitadores que fazem dinheiro com seus produtos de ilusão. Todos o festejam; os “shoppings center” substituíram Jesus Cristo  pelo Papai Noel, que hoje divide e rouba as honras da festa do menino Jesus!

Muitos não se dão conta da confusão. Com efeito, o saco do Papai Noel transporta ilusões, e o "shopping center" é o lugar onde se vendem e se compram ilusões! Não se trata de eliminar Papai Noel, ou de impedir-lhe de vender suas ilusões, mas de garantir o espaço ao Natal, que pertence a Jesus, o  aniversariante de dia!

O Natal - o Filho de Deus que assume nossa natureza humana, tornando-se homem no meio dos homens - vem para nos lembrar o amor de Deus Pai e nos introduzir na comunhão com ele. Ora, quem diz pai diz também irmão; então, o Natal é festa da fraternidade, da partilha e do compromisso com a vida. Talvez seja no Natal que nossas carências ficam mais expostas: damos presentes sem nos dar, recebemos sem acolher, brindamos sem perdoar, abraçamos sem afeto...!

Por favor, deixem a gente festejar o Natal em paz, para nos encontrarmos com o Cristo, o irmão maior, e com todos os irmãos! Vamos fazer renascer o Natal! Feliz Natal, na graça do encontro com o Cristo, pois é ele o Natal!

Pe. Vicente Frisullo, O.SS.T
Pároco

Nenhum comentário:

Postar um comentário