30 de setembro de 2009




Pe. Vicente Frisullo


Aos 06 de junho de 1946 nasce Vincenzo Frisullo, quarto filho do casal Luis Frisullo e Maria Neve Sambati. De família religiosa e humilde, participava ativamente das orações na Igreja e em família.


Inclinado às orações, florescia no pequeno Vicente o desejo de uma vida mais consagrada a Deus. Indeciso foi incentivado pelo seu irmão Miguel, e decidiu dar início a sua vida religiosa no Convento dos Frades Trinitários da cidade de Gagliano Del Capo. A família Frisullo arcou com sacrifícios os estudos do pequeno Vincenzo. Quando a família ia visitá-lo, ele pedia aos frades maiores que ficassem com ele, pois tinha medo de ser levado pela família.


Depois de dois anos de estudos, Vicente foi experimentado por Deus, adoeceu, e a mãe o levou para casa, arcando com muitos sacrifícios as despesas necessárias. Durante esse período de enfermidade, nunca quis deixar de estudar, mas colocava-se num lugar solitário para aprofundar os estudos e ganhar tempo, a fim de alcançar o mais cedo possível seu ideal religioso.


A mãe não estava de acordo com o seu desejo de regressar ao convento devido a sua saúde debilitada, mas ele, logo ao melhorar um pouco, quis retomar a estrada do convento, indo embora sem comunicar-se com os seus. Aproveitando a ausência deles, arrumou a mala e foi para a casa de um amigo, embarcou no ônibus e retomou ao convento.


Vicente apoiado pelos seus superiores continuou os estudos, concluindo o segundo grau em 1965. Concluída sua formação religiosa e cultural, foi enviado para Roma para os últimos preparativos.


Iniciou o noviciado em 09 de outubro de 1965 e proferiu os primeiros votos temporários no dia 10 de outubro de 1966. Seus votos perpétuos foram celebrados no dia 04 de outubro de 1973 e, após muita espera e preparação, chegou dia de sua ordenação sacerdotal em 29 de dezembro de 1976, que ocorreu na cidade de Torrepaduli, no Santuário de São Roque, onde estavam presentes os superiores da Ordem da Santíssima Trindade, numerosos sacerdotes e frades, muitos concidadãos e seus familiares emocionados e felizes. Foi uma coroa de amigos para esta cerimônia sem igual, que enriqueceu a Igreja. A Paróquia com seu caríssimo filho que entregava toda a sua vida para a glória de Deus e o bem do seu povo.


Iniciou sua missão no Brasil em 18 de novembro de 1979 em São Vicente, na Paróquia de Nossa Senhora Aparecida, onde ficou até o ano de 1984, quando retornou a Itália. E, em maio de 1986, retorna ao Brasil, para São Paulo na Paróquia de Nossa Senhora de Fátima, da Vila Curuçá, onde continua desenvolvendo numerosas atividades com a graça de Deus e o apoio dos seus amigos paroquianos, superando muitas dificuldades de toda espécie, afim de alcançar os objetivos de sua nobre missão!


10 comentários:

  1. Yo me llamo Pierpaolo Gnoni y soy de la misma parroquia de origen de Padre Vincenzo.
    Vivo en Torrepaduli acerca de la casa de Padre Vincenzo y cuando èl fue ordenato sacerdote yo tenìa sòlo un año, pero he tenido la fortuna de conocerlo de persona cada vez que volvìa a Torrepaduli desde Brasile: un sacerdote humilde, culto, honesto y siempre con un sonrisa que transmite alegría!!!
    Quiero decir que soy y sobretodo somos todos orgullos de lo que hizo y de lo que estàs aùn haciendo para vosotros.
    Que Dios bendiga a Padre Vincenzo y toda la vuestra comunidad parroquial.
    Un fraterno abrazo de Paz y Bien.
    Pierpaolo

    ResponderExcluir
  2. padre vicente frisullo,lendo um pouco de sua vida observei que você é uma pessoa bastante esforçado e capaz . Vimos as fotos de seus pais. um abraço com amizade. janete

    ResponderExcluir
  3. EU FICO MUITO FELIZ EM LER SOBRE A VIDA DE UM SER TÃO MARAVILHOSO DA QUAL ESTIVE POR MUITOS ANOS MUITO PERTO, ANTES EM SÃO VICENTE E DEPOIS EM SÃO PAULO.
    O AMIGO VICENTE SEMPRE FEZ PARTE DA MINHA VIDA E DA MINHA FAMILIA
    PARABENS VICENTE, VC. É UM VENCEDOR!!!!
    AMIGA JULIETE KRYMOW

    ResponderExcluir
  4. É engraçado como cada um de nós temos maravilhosas experiências de vida, e que nós ao apenas olhar-mos para a pessoa, não percebemos o que há por trás de cada um.
    Parabéns pela perseverança e dedicação.


    Mariana Marques da Silva.

    ResponderExcluir
  5. Pe Vicente, fico feliz em tê-lo como Paróco.
    São pessoas assim como o Senhor com todas as suas dificuldades,porém, com muita dedicação e Amor pelo que faz em Cristo a acreditar que Deus tem um propósito em nossa vida.
    Parabéns por ser esse enviado de Deus.
    Que Maria o proteja.

    ResponderExcluir
  6. Lendo sua trajetória de VIda, vemos que na verdade você nos transmite uma lição de vida cheia de dificuldades mas muito perseverante, isto faz com que agente reflita sobre nossa caminhada quando achamos que já fazemos de mais.

    ResponderExcluir
  7. Padre Vicente, foi um grande companheiro em minha adolescencia e incentivador de minha formação religiosa e política. Devo muito a ele, por ele tenho muito carinho. Antonio Bispo (Bispinho)

    ResponderExcluir
  8. Agradeço a Deus a oportunidade belíssima de ter convivido por um longo período com o Pe Vicente.
    Homem de fé e perseverança. Meio difícil de entender no começo, rsrs, pelas diferenças culturais, mas se você insistir em se aproximar vai descobrir uma pessoa extremamente generosa e dedicada. Pe Vicente, todo meu agradecimento por ter me ensinado tanto sobre fé e vida.Um grande abraço. Rogério

    ResponderExcluir
  9. tenho duas filhas de 14 e 16 anos elas querem fazer o crisma na paroquia moramos ai na comunidade a 10 anos atras mas nos continuamos nas missas na paroquia elas pode fazer

    ResponderExcluir
  10. ola soa a bruna tenho 9 anos e sou da santissima trindade e sempre vou todo ano na novena de nossa senhora de fatima e na missa procissao e o meu aniversario fi bem perto do dia 13 de maio e´que eu faco aniversario dia 18 de maio e fico muito feliz em ter o pe.fr vicente como paroco thau beijos a todos da paroquia nossa senhora de fatima

    ass bruna

    ResponderExcluir