16 de outubro de 2009

OUTUBRO: “Ide, e fazei discípulos...!”

O mês de outubro, dedicado às missões, é mais uma ocasião para renovar o ardor da nossa fé que, por natureza é missionária, porque a Igreja, que nos transmite a fé, ela mesma é missionária.
Quando Jesus despediu-se dos discípulos, entregou para eles a missão que ele mesmo tinha recebido do Pai. Jesus, o missionário do Pai, envia cada um de nós em missão: “Ide, e fazei que todos os povos se tornem meus discípulos” (Mt 28,19). Esta deve ser a preocupação e a alegria de todo cristão, se ele tem consciência da beleza de sua fé.
Missão é questão de amor! É paixão e com-paixão que nos faz ir ao encontro, sobretudo, de quem ainda não tem a alegria de conhecer Jesus, de se sentir amado e perdoado por Deus. O maior serviço que podemos dar a alguém é o anuncio do Cristo, contribuir para que Ele seja encontrado.
Anunciar o amor de Deus: “Como o Pai me enviou, eu também vos envio” (Jo 20,21). Esta nossa missão é muito importante, e para que tenhamos as condições de cumpri-la bem, Jesus nos comunicou o seu Espírito: “O Espírito Santo descerá sobre vós, e dele recebereis força para serem minhas testemunhas” (At 1, 18).
Com efeito, sem o Dom do Espírito Santo nós não teríamos condições de responder a este desafio. É o Espírito Santo que nos faz compreender aquilo que Jesus nos falou: “Ele vos ensinará toda a Verdade” (Jo 16,13). É o Espírito Santo que nos transforma em apóstolos, em testemunhas e profetas corajosos. O Pentecostes continua acontecendo hoje na Igreja, todas às vezes que o cristão tem a coragem e a alegria de anunciar o Cristo em sua família, na escola, no seu ambiente de trabalho e de lazer. O cristão que se deixa habitar pelo Espírito Santo, nunca tira férias, nunca se cansa, nunca desiste! Todo cristão que tem consciência de sua dignidade é missionário.
A nossa Paróquia, no dia 23 de agosto, realizou a sua Assembléia em vista da elaboração do 5º Plano Diocesano de Pastoral e, tendo como pano de fundo a missão, indicou a família como prioridade que será encaminhada à Assembléia Diocesana que será realizada no dia 24 de outubro. Discípulo para ser missionário, pois Jesus nos chama para nos envia...
Abraços,
Pe. Vicente

Nenhum comentário:

Postar um comentário