24 de maio de 2011

"Com Maria, 25 Anos de Vida e Missão na Vila Curuçá"


De 05 a 14 de maio, foi realizado na Paróquia de Nossa Senhora de Fátima, Vila Curuçá, a novena em homenagem a sua padroeira. Neste ano, o tema trabalhado foi “Com Maria, 25 Anos de Vida e Missão na Vila Curuçá”, em sintonia com a preparação do Jubileu de 25 anos de presença missionária do pároco, Pe. Frei Vicente Frisullo, da Ordem da Santíssima Trindade, na Vila Curuçá.

Durante os nove dias, foram celebrados diversos Jubileus, sempre com profundas reflexões missionárias, apoiadas no Documento de Aparecida e uma bênção especial a cada noite.

No primeiro dia, foi celebrado o Jubileu das Comunidades; nesta noite, a imagem de Nossa Senhora de Fátima fora carregada até o altar, juntamente com a imagem dos padroeiros das outras cinco comunidades que formam a Paróquia.

Na segunda noite, dia do Jubileu dos Pioneiros e Comerciantes, a comunidade se emocionou ao receber as pessoas que ajudaram a construir a comunidade e aqueles que sempre colaboraram para o desenvolvimento religioso e social da Vila Curuçá.

No Jubileu dos Catequistas, celebrado no terceiro dia da novena, a Igreja Matriz de Nossa Senhora de Fátima contou com a presença de todos os catequistas das comunidades e, também, com a participação dos coordenadores dos Setores Missionários, eternos catequistas das nossas famílias.

No dia 09 de maio, quarto dia, foi celebrado o Jubileu das Crianças; as “preferidas de Jesus” ofereceram rosas à Nossa Senhora, Mãe de Jesus e de todas as crianças.

As Pastorais Sociais também tiveram lugar, por isso, no quinto dia foi realizado o seu Jubileu, com participação de representantes da Creche B. A. Isabel Canori Mora, da Escola de Futsal, da Pastoral da Terra e Moradia, além de líderes da Pastoral da Saúde, dos Vicentinos, do Dízimo e da Pastoral da Criança.

O sexto dia foi reservado para homenagear aos trabalhadores e rezar por aqueles que procuram trabalho; para isso, foi feita a entrada com a imagem de São José e a bênção das carteiras de trabalho.

Já no sétimo dia, os homenageados foram os religiosos e religiosas, presentes em nossa comunidade através das Irmãs Missionárias da Consolata e dos Freis Trinitários, exemplo de vocação e perseverança.

No dia 13 de maio, dia de Nossa Senhora de Fátima, a comunidade esteve aberta desde às 08 horas da manhã, com orações e visita de centenas de devotos. À noite, a comunidade se reuniu para celebrar a oitava noite da Novena, dia também dedicado ao Jubileu das Famílias. Nesta noite, no momento do ofertório, foram apresentados cinco casais que receberam o sacramento do Matrimônio com o Pe. Vicente Frisullo; com 25, 20, 15, 10 e 5 anos de casamento.

Por fim, na noite de sábado, os jovens de todas as comunidades se reuniram para celebrar seu Jubileu; através de seu testemunho de comprometimento, os jovens demonstraram que são capazes de evangelizar outros jovens. Na oportunidade, foi realizado o envio dos dois jovens que representarão a Paróquia na Jornada Mundial da Juventude que será realizada em Madri, Espanha, no mês de agosto.

Todas as noites foram ricas em simbologia e participação dos fiéis, devotos de Nossa Senhora de Fátima. A participação da comunidade, assim como dos padrinhos, que a cada noite enriqueciam ainda mais a celebração, foram testemunhos da fé e missão do nosso povo, colocando em prática o lema escolhido para esse grande Jubileu: “Com Maria, 25 Anos de Vida e Missão na Vila Curuçá”!

Nenhum comentário:

Postar um comentário