7 de abril de 2012

Celebração da Sexta-Feira da Paixão emociona fiéis na Paróquia de Nossa Senhora de Fátima

A Sexta-Feira Santa, ou 'Sexta-Feira da Paixão', é a sexta-feira antes do Domingo de Páscoa. É a data em que os cristãos lembram o julgamento, paixão, crucificação, morte e sepultura de Jesus Cristo, através de diversos ritos religiosos.

Na Igreja Católica, este dia pertence ao Tríduo pascal, o mais importante período do ano litúrgico. A Igreja celebra e contempla a paixão e morte de Cristo, pelo que é o único dia em que não se celebra, em absoluto, a Eucaristia. A celebração da morte do Senhor consiste na adoração de Cristo crucificado no lenho da cruz, precedida pela Liturgia da Palavra e seguida pela comunhão eucarística dos participantes, contudo, as partículas não são consagradas na sexta, se consagra uma quantidade maior na quinta-feira, seu nome antigo é comunhão dos pré-santificados.

Ainda é realizada a Oração Universal, que reza pelos que não crêem em Deus e em Cristo, pelos Judeus, pelos poderes públicos, dentre outros.

Na Paróquia de Nossa Senhora de Fátima, as celebrações são realizadas com grande participação dos fiéis, que emocionados, recordam as dores de Jesus até o Calvário. À noite, é realizada a Via-Sacra encenada.











Nenhum comentário:

Postar um comentário