18 de abril de 2014

Celebração da Paixão e Morte de Cristo


Eis o lenho da cruz, no qual pendeu a salvação do mundo”. É com essa evocação que todas as Igrejas Católicas do mundo abrem a celebração da Paixão e Morte de Cristo nesta sexta-feira santa, pontualmente às 15h. “Vinde adoremos” é a resposta do fieis ao relembrar, a hora em que, segundo a tradição cristã, é o momento em que Jesus morreu na cruz.

Em todo o ano, existe somente um dia em que não se celebra a Santa Missa: a Sexta-Feira Santa. Ao invés da Missa a Igreja realiza uma celebração que se chama Funções da Sexta-feira da Paixão.

É nesta celebração de hoje que os católicos fazem a veneração e beijo da cruz, momento em que recordamos que foi sobre o madeiro da cruz, que veio a salvação para humanidade  através do sacrifício de Jesus Cristo. Depois da celebração, os católicos permanecem em clima de oração e silêncio, contemplando o mistério da Paixão e Morte de Cristo e fazendo um exercício de conversão.

A partir da reflexão da importância da data de hoje, os fiéis católicos se preparam para cantar a glória da ressurreição de Jesus Cristo, que começa a acontecer a partir da celebração da Vigília Páscal, a ser celebrada nas últimas horas deste Sábado de Aleluia e que culmina na grande missa do Domingo de Páscoa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário