23 de junho de 2012

Centro Social Nossa Senhora de Fátima assina parceria com o Inter de Milão



No dia 15 de março, a Escola de Futsal do Centro Social Nossa Senhora de Fátima, assinou uma parceria com o clube italiano Inter de Milão, através do projeto Intercampus, desenvolvido em 23 países e que tem como finalidade a ação social de promoção humana. Na ocasião, estiveram presentes o diretor internacional do Intercampus, o Sr. Aldo Montinaro e os instrutores Alberto Giacomini e Juri Manzani, que vieram da Itália especialmente para a ocasião; Del, responsável do projeto no Brasil; dois professores do Rio Grande do Norte, Orlando e Janilson, onde também está implantado o projeto; os professores Marcello e Fernando, que treinam as crianças no Centro Social Nossa Senhora de Fátima; além do nosso pároco e presidente do Centro Social, Pe. Vicente Frisullo e diversos voluntários da paróquia.


Com esta parceria, o Centro Social terá mais condições para se manter e acolher as crianças e adolescentes do bairro, contribuindo com o desenvolvimento biológico, psicológico e social das mesmos. Para o Inter de Milão, o importante deste projeto não é detectar potenciais astros do esporte e sim utilizar a prática do futebol como instrumento educativo para devolver a milhares de crianças carentes entre 8 e 14 anos, o direito de brincar.

Além da Escola de Futsal, o Centro Social Nossa Senhora de Fátima mantêm a Creche Bem-Aventurada Isabel Canori Mora, em convênio com a Prefeitura de São Paulo, atendendo 70 crianças em período integral e gratuitamente e o Grupo de Percussão Afro, para 35 jovens.

Onde surgiu a ideia de fazer uma escola de futsal
na Paróquia de Nossa Senhora de Fátima?
A escola de futebol da Paróquia Nossa Senhora de Fátima - Vila Curuçá iniciou graças à ideia de Catherine Maquin, amiga do Pe. Vicente Frisullo, numa das suas visitas à família dela, em Roma. Graças a ela, a associação francesa NASTIA financiou a escola durante três anos. A estes amigos nosso reconhecimento e gratidão.

A experiência de três anos nos convenceu que era importante continuar. Atualmente, são atendidas cerca 120 crianças e adolescentes, entre 8 e 14 anos.

Graças à família Mazzotta de Milão, amigos de longa data do Pe. Vicente, ele conheceu o filho, a esposa e finalmente Carlotta, filha de Moratti, dono do Inter de Milão, responsável pelo projeto Intercampus. Em janeiro de 2012, Pe. Vicente se encontra, em Milão - Itália, com Carlotta e apresenta a proposta da parceria com o Inter, para obter ajuda que permitisse continuar a escola de futebol. No seu retorno ao Brasil, no final de janeiro de 2012, Pe. Vicente, na primeira reunião do Conselho Administrativo, dá as boas notícias a todos os membros e convoca Roberto Rosseto (coordenador da paróquia) e Francisco do Nascimento, conselheiro, para realizar uma primeira reunião com Del, no Rio de Janeiro, ex-jogador de futebol, que é responsável aqui no Brasil pelo projeto Intercampus.

Após o encontro, finalmente, no dia 15 de março de 2012, nas dependências da Paróquia de Nossa Senhora de Fátima, é feita a assinatura da parceria, com a presença de representantes do Inter de Milão, do projeto Intercampus, de voluntários da paróquia, das crianças e adolescentes atendidas pelo Centro Social Nossa Senhora de Fátima e suas famílias.

Contudo, nestes cinco anos, antes do convênio com o Inter, as crianças cresceram e estão fora da idade prevista pelo projeto, assim, numa reunião do Conselho Administrativo, o Pároco, Pe. Vicente propõe que a Paróquia assuma estes jovens formando um time de futebol... Surgindo o time que vai acolher todos os que, depois dos 14 anos saem da escola de futebol.









Nenhum comentário:

Postar um comentário