Pela primeira vez na Paróquia de Nossa Senhora de Fátima, a festa de Corpus Christi, contou com os tradicionais tapetes. Mais de 50 jovens e casais se reuniram na madrugada desta quinta-feira, 07 de junho, para preparar os tapetes com imagens e representações de Cristo e dos santos padroeiros de nossas comunidades: Nossa Senhora de Fátima, São José, Nossa Senhora Aparecida, Santo Agostinho, Santíssima Trindade e Bem-Aventurado José Allamano, que enfeitaram o corredor central da comunidade. A celebração de Corpus Christi foi realizada às 09h.
Corpus Christi (expressão latina que significa Corpo de Cristo) é uma festa Cristã. É um evento baseado em tradições católicas. É realizada na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade que, por sua vez, acontece no domingo seguinte ao de Pentecostes.
A origem da Solenidade do Corpo e Sangue de Cristo remonta ao Século XIII. A Igreja Católica sentiu necessidade de realçar a presença real do "Cristo todo" no pão consagrado. A Festa de Corpus Christi foi instituída pelo Papa Urbano IV com a Bula ‘Transiturus’ de 11 de agosto de 1264, para ser celebrada na quinta-feira após a Festa da Santíssima Trindade, que acontece no domingo depois de Pentecostes.
A Eucaristia é um dos sete sacramentos e foi instituído na Última Ceia, quando Jesus disse: ‘Este é o meu corpo…isto é o meu sangue… fazei isto em memória de mim’. Segundo Santo Agostinho, é um memorial de imenso benefício para os fiéis, deixado nas formas visíveis do pão e do vinho.
Em muitas cidades brasileiras é costume ornamentar as ruas por onde passa a procissão com tapetes de colorido vivo e desenhos de inspiração religiosa. Esta festividade de longa data se constitui uma tradição no Brasil, principalmente nas cidades históricas, que se revestem de práticas antigas e tradicionais e que são embelezadas com decorações de acordo com costumes locais.
Confira mais fotos da confecção dos tapetes, clicando aqui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário