3 de outubro de 2012

Outubro, mês das missões: EVANGELIZAR É PRECISO E URGENTE!


A ordem de Jesus para anunciar o Evangelho se encontra repetidas vezes e de diferentes formas no Novo Testamento: “Ide, e fazei que todos os povos se tornem meus discípulos” (Mt 28,19); “Ide pelo mundo inteiro e anunciai a Boa Notícia para toda a humanidade” (Mc 16,15); “O Espírito Santo descerá sobre vocês e dele receberão força para serem minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judéia e Samaria, e até os extremos da terra” (At 1, 18). Os primeiros cristãos levaram tão a sério esta ordem de Jesus que, em poucos decênios, o Evangelho tinha saído da Palestina e chegado até a Ásia Menor e a Roma. O dia mundial das Missões, celebrado sempre no terceiro domingo de outubro, quer lembrar esta urgente necessidade e renovar o ardo missionário.

A este propósito, o papa Bento na sua mensagem para o dia mundial das missões, afirma que “Precisamos voltar ao mesmo zelo apostólico das primeiras comunidades cristãs, que mesmo pequenas e indefesas, foram capazes, com o anúncio e testemunho, de difundir o Evangelho em todo mundo até então conhecido”. Para isso é preciso dar prioridade à evangelização que ”deve envolver toda a atividade da Igreja particular, todos os seus setores, em suma, todo o seu ser e sua obra”.

Na nossa situação problemática que vivemos, como São Paulo, diz o Papa “devemos ser atentos aos afastados, aqueles que não conhecem ainda Cristo e não experimentaram a paternidade de Deus”. Esta disposição deve aumenta ainda mais neste ano da fé que o Papa proclamou para celebrar os 50 anos do Concílio Vaticano II (1962-1965) que deu um grande impulso à missão.

Hoje temos uma dificuldade maior para anunciar o Evangelho, por causa da crise da fé que se alastra sempre mais. Apesar disso constatamos que a humanidade continua com a sua fome e sede de Deus, que se manifesta de vária s formas. A esta humanidade, faminta e sedenta, devemos oferecer ocasiões de realizar o encontro com Cristo como Pessoa viva que preenche a sede do coração. Se nós encontramos Jesus Cristo, e este encontro preencheu o nosso coração, não podemos deixar de compartilhar com os outros a alegria desta presença e fazê-Lo ser conhecido para que todos possam experimentar.

É preciso renovar o entusiasmo de comunicar a fé para promover uma nova evangelização das comunidades e dos países de antiga tradição cristã, que estão perdendo a referência de Deus, de modo a redescobrir a alegria de crer. A necessidade é tão grande que, a preocupação de evangelizar - o anúncio de Jesus Cristo - não deve jamais permanecer às margens da atividade e da vida pessoal do cristão e da Igreja como um todo. Temos várias maneiras para contribuir com a missão da Igreja:
- viver a nossa fé, profundamente e com entusiasmo,
- testemunhar o nosso amor para com Jesus com a nossa palavra e a nossa vida,
- participar dos encontros missionários que são realizados nas casas,
- envolver-se na coleta para a s missões no terceiro domingo do mês de outubro.

Sintamos a alegria de ser cristãos, e o nosso coração sentirá a necessidade de comunicar aos outros o seu amor para com Jesus. É isso ser missionário, onde estiver: em casa, na escola, no trabalho, na comunidade, no lazer: o cristão marca os lugares que ele freqüenta com o seu testemunho de vida.

Lembre-se de que no dia do seu batismo, Jesus fez de você um novo missionário!

Juntos nesta missão,

Pe. Vicente Frisullo, OSsT

Nenhum comentário:

Postar um comentário