18 de abril de 2014

Encenação da Via Sacra emociona fiéis da Paróquia de Nossa Senhora de Fátima


Fé, reflexão e emoção marcaram a edição 2014 da encenação da Via Sacra, realizada na noite desta Sexta-Feira Santa, 18 de abril, na quadra da Paróquia de Nossa Senhora de Fátima - Vila Curuçá. Com cerca de duas horas de duração, centenas de fiéis acompanharam emocionados, os últimos momentos da vida de Jesus Cristo.

Dezenas de voluntários, membros das diversas comunidades da paróquia colaboraram na organização do evento. "Não somos atores, nosso objetivo é ajudar na reflexão sobre a paixão e morte de Jesus Cristo. Não queremos ficar, somente, chorando as dores no sepulcro, mas, com Cristo ressuscitar e ter vida nova! Esse momento não termina aqui, mas sim na celebração da Vigília Pascal e da grande festa da Páscoa que celebraremos neste domingo.", explicou o coordenador da equipe, Luciano Oliveira.

A primeira parte da encenação aconteceu na quadra da paróquia. Em seguida, a comunidade reunida acompanhou a Via Crucis, caminhando pelas ruas do bairro. A cada estação, era feito um momento de reflexão sobre a Campanha da Fraternidade deste ano, que tem como tema: "Fraternidade e Tráfico Humano".

A devoção da Via Sacra consiste em acompanhar o Senhor Jesus em seus sofrimentos conhecidos como a paixão de Nosso Senhor, a partir do Tribunal de Pilatos até o Monte Calvário.


Esta maneira de meditar teve origem no tempo das Cruzadas (século X). Os fiéis que peregrinavam na Terra Santa e visitavam os lugares sagrados da Paixão de Jesus, continuaram recordando os passos da Via Dolorosa de Jerusalém. Em suas pátrias, compartilharam esta devoção à Paixão. O número de 14 estações fixou-se no século XVI.

Um comentário:

  1. A cada ano vocês conseguem nos surpreender.
    Luis esteve maravilhoso, impossível não se emocionar! Lindo, parabéns! E que venha 2015, e novamente, sem dúvidas seremos surpreendidos!!!

    ResponderExcluir