31 de julho de 2010

Agosto, mês vocacional: A VIDA COMO VOCAÇÃO.

Agosto é celebrado no Brasil como mês vocacional. Isso quer dizer que a vida do cristão tem uma dimensão especial. Ninguém é cristão por ser: todo cristão tem uma missão.

1. A primeira semana é dedicada ao PADRE. Os doze que Jesus escolheu como seus Apóstolos, impuseram as mãos sobre alguns escolhidos no meio da comunidade para o serviço. Estes foram chamados de epíscopos e de presbíteros: bispos e padres. A primeira semana a dedicada ao padre. Para este mesmo serviço continuar, a Igreja precisa hoje e sempre de padres, o próprio Jesus nos convidou a rezar pelos padres, para que não faltem pastores às comunidades (Mt 9,38).


2. A segunda semana é dedicada ao PAI, A Igreja acha que você não é pai simplesmente porque tem filhos, mas porque tem uma missão a cumprir em relação a seus filhos, pela transmissão de certos valores da vida que são necessários a qualquer sociedade humana. Sem estes valores, que para os cristãos são um modo de pensar e de agir de acordo com o Evangelho, toda sociedade fica sem balizes, sem horizontes e sem futuro. Você assumiu livremente esta missão no dia do seu casamento (se lembra ainda?), comprometendo-se a acolher os filhos que Deus iria lhe confiar e de educá-los na Lei de Cristo e da Igreja. Este mesmo compromisso você confirmou no dia do batismo de seu filho. É o cumprimento desta missão que lhe dá a identidade de pai. Sem isso, meu amigo, você não é pai, mesmo se tiver um montão de filhos! Só assim você pode ser o pai da hora.


3. A terceira semana é consagrada aos religiosos. São eles, homens e mulheres, cristãos que consagram suas vidas para testemunhar que o único absoluto é Deus. Neste mundo cheio de relativismo e do descartável, Deus é vivido como a única realidade que preenche a vida e chama a olhar para o alto e para os outros. Eles também se colocam no seguimento de Jesus servindo aos irmãos.


4. A quarta semana é consagrada aos ministros leigos e, entre eles, os catequistas. Sendo que na Igreja todos somos protagonistas, têm cristãos que assumem isso pra valer, prestando serviços à comunidade. Quem não se lembra do seu primeiro catequista?

“A messe é grande e os operários são pouco: pedi ao Senhor da messe para que mande operários à sua messe”.

Na Igreja, tem lugar para todos, pois a vocação à santidade e ao serviço é universal.


Pe. Vicente Frisullo.

DE OLHO NOS EVENTOS:
- Dia 01 de agosto, às 19h30 (depois da Missa), a peça de teatro: '"tenção, alguém está falando!" na quadra da Paróquia, pela Comunic'Art.

- Dias 09, 10 e 11 de agosto, às 20 hs. Semana da Família, no salão paroquial.
VENHA PARTICIPAR!

Nenhum comentário:

Postar um comentário