19 de julho de 2010

Final de semana intenso para a Garotada Missionária


O final de semana da Garotada Missionária (Infância, Adolescência e Juventude Missionária) da Diocese de São Miguel Paulista, São Paulo/SP foi repleto de atividades.

Tudo teve início na quinta-feira, dia 15, quando um grupo de seis jovens foram enviados ao Acampamento Missionário promovido pelos Missionários da Consolata. A aventura realizada nos dias 15 a 18 de julho no Centro Missionário José Allamano contou com cerca de 40 jovens. Lá os participantes puderam refletir sobre a caminhada missionária, rezar, fazer gestos de solidariedade; conhecer um pouco da realidade dos povos africanos, através de vídeos, músicas e testemunhos missionários; além de se divertirem. A chuva que caia em São Paulo fez com que o esquema do encontro fosse modificado na última hora, mas não impediu a partilha de experiências missionárias.

Já na sexta-feira, dia 16, teve início o 3º Encontro Regional da Juventude Missionária, que foi realizado até a tarde de domingo, dia 18, em Guarulhos-SP. O encontro contou com cerca de 30 participantes de diferentes dioceses do Estado de São Paulo; desses quatro eram de nossa diocese. O encontro contou com momentos de oração, reflexão sobre a história da Pontifícia Obra da Propagação da Fé e o trabalho da JM (Juventude Missionária), partilha de experiências, oficinas de trabalho, testemunhos missionários e planejamento da caminhada no Regional. Um momento de formação e oração também foi dedicado à Paulina Jaricot, fundadora da Propagação da Fé. A assessoria ficou por conta do Pe. André Luiz, Secretário Nacional da Pontifícia Obra da Propagação da Fé, que veio especialmente de Brasília para participar deste encontro; além do Pe. Pedro Facci, diretor da Revista Mundo e Missão e que está assessorando a JM no Estado de SP e do jovem Tiago Geraldini Scalco, coordenador estadual da JM.

Por fim, domingo, dia 18, foi realizado na Casa das Ir. Missionárias da Consolata, em São Miguel Paulista, o Encontro de Líderes Missionários Infantis (ELMI), que contou com a participação de cerca de 50 crianças coordenadoras e 20 assessores, de 10 paróquias da diocese. O encontro assessorado pela equipe diocesana da IAM (Infância e Adolescência Missionária), com o apoio do COMIDI (Conselho Missionário Diocesano), teve como objetivo preparar as crianças e adolescentes para assumirem, com responsabilidade, os objetivos propostos pela Obra (ajudar e rezar pelas crianças de todo o mundo); assim, as atividades desenvolvidas durante o dia contaram com momentos de oração, formação, oficinas, trabalhos em grupo, testemunho e diversão. Uma Missa, presidida pelo Pe. Vicente Frisullo, pároco da Paróquia de Nossa Senhora de Fátima – Vila Curuçá e coordenador diocesano de Pastoral, encerrou as atividades, enviando as crianças às suas comunidades locais, para que elas sejam missionárias na comunidade, na escola, na família e em todo o mundo.


Para ver as fotos dos encontros, visitem o blog da Garotada Missionária (http://garotadamissionaria.blogspot.com) e da Juventude Missionária (http://jmissionaria.blogspot.com).



FONTE: Garotada Missionária – Diocese de São Miguel Paulista/SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário