26 de novembro de 2010

Advento 2010

Quem jà não esperou a chegada de um irmãozinho? É uma coisa tão legal, que a gente não vê a hora. Os pais preparam o berço, começam a comprar as roupinhas do bebe que vai chegar: todos voltam a atenção para ele, até, às vezes, suscitar ciúmes... não é verdade? Pois é, os cristãos se preparam para festejar a aniversário do nascimento de Jesus, já 4 semanas antes: o tempo de ADVENTO = espera, expectativa, que este ano iniciará no dia 28 de novembro.

O Advento é a primeira das três partes do Tempo de Natal: Advento, Natal e tempo depois do Natal que vai até o batismo de Jesus. O Advento inicia um novo ano litúrgico, é o ano litúrgico 2011, que esperamos cheio de graças e benção da parte de Deus Pai, sempre bondoso.
Mas, para nós cristãos, esta espera tem um sentido especial. Pois não se trata simplesmente de celebrar o aniversário de Jesus, mas é como se ele nascesse de novo. Esta é a novidade: a celebração do Natal é fazer Jesus se tornar presente na nossa vida. Isso significa que a Liturgia, a celebração atualiza o acontecimento do nascimento de Jesus para nós, que naquele tempo, quando ele nasceu não estávamos presentes. É isso mesmo: a Liturgia, a celebração, faz o nascimento de Jesus acontecer para nós, aqui e agora! É um presente que Deus Pai nos faz.

Então... preparemos o... berço de Jesus no nosso coração, para que ele se sinta acolhido, assim como acontece quando uma criança nasce em nossa família! Como? Rerando, rezando melhor, rezando mais; lendo e meditando a Palavra de Deus, e ... amando, acolhendo o irmãos, amando, amando mais e sempre mais.


Com um grande abraço,

Pe. Vicente

Nenhum comentário:

Postar um comentário