10 de março de 2011

Quaresma: tempo favorável, tempo de graça

Com a celebração anual da Quaresma, a Igreja nos lembra a necessidade de uma das atitudes fundamentais da vida de fé que é a conversão. O apelo "Sois santos como eu o vosso deus sou santo" (Lv 19,1) exige esta atitude constante, para levar à maturidade a semente da santidade que recebemos pelo Batismo. São Paulo nos garante que "esta á a vondade de Deus" (1Ts 4,3).
Na linguagem bíblica, conversão é significada pela imagem do retorno, do voltar ao ponto de partida: mudança de orientação, modificação de comportamento que leva à volta para Deus. No Novo Testamento, o apelo vigoroso à conversão começa com Joaõ Batista e é significado pelo batismo (Mc 1,4). O próprio Jesus o retoma com força e o coloca na perspectiva da Boa Nova do Reino (Mc 1,15). Na Igreja primitiva o anúncio da ressurreição vai de par com o convite à conversão (At 2,36ss;3.13-26). Também aqui o batismo é sinal desta conversão, cujas consequências são apresentadas por são Paulo como um: revestir-se de sentimentos de compaixão, bondade, humildae, mansidão, paciência, suportando-se uns aos outros e perdoando-se mutuamente e, sobretudo, revestindo-se do amor que é om laço da perfeição (Cl 3, 12ss).
Nos primeiros séculos, a Quaresma era o tempo de preparação imediata aos sacramentos da Iniciação cristã. Mas, acabou sendo assumida pela Igreja como forma de ascese, de espiritualidade para todo batizado. É quase um tempo de retiro espiritual voltado à reflexão, à oração, à escuta da Palavra de Deus, à vivência da caridadee fraterna que no Brasil, é expressa pela Campanha da Fraternidade.
A Bíblia conhece gestos, ritos e palavras proprios à conversão: oração, jejum, esmola, penitência que o tempo de Quaresma retoma como elementos constitutivos da espiritualidade cristã. Com estas práticas, a Quaresma nos convita a embelezar nossa existencia cristã com as cores da caridade, a nos educarmos a viver a beleza e riqueza da caridade como relação fraterna, partilha de amor concreto.
O jejum proposto pela Igreja, como forma de sacrifício, tem ainda valor num mundo marcado pelo hedonismo. A prática da Quaresma nos ajuda a superar o hedonismo para viver na lógica da doação. Temos tantas outras formas de jejum que podem ser vividas como libertação: a tendência ao individualismo, ao egoismo, ao apego demasiado às coisas, uso excessivo da televisão, da internete, do telefone ...
A oração, como forma permanente de diálogo com Deus: sem oração com tem comunhão com Deus, não tem vida espiritual, não recebemos a força para superar as tentações (Mt 26,41).
A leitura e mediação da Palavra de Deus, que com a Eucaristia é o alimento cotidiano da nossa vida de fé, deve iluminar nossa Quaresma. Nas casas estão sendo realizados os Grupos missionários; enforme-se sobre o mais perto de você e participe.
Nas Comunidades, às sextas feiras, é celebrada a Via Sacra: se puder, participe. Na Ingreja Matriz da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, está sendo realizada às 15 horas e nas quartas ferias está sendo celebrada a hora de adoração, na capela do Santíssimo Sacramento.
Que esta Quaresma seja de verdade um tempo favorável, um tempo de graça (2Cor 6,2). Que nosso caminho para a santidade encontre neste tempo todo o entusiasmo que vem do Espírito Santo. Com um grande abraço, juntos a caminho da Páscoa!
Pe. Vicente Frisullo

Um comentário:

  1. Pe. Vicente. Excelente reflexão. Forte abraço. Lucianinho

    ResponderExcluir