25 de maio de 2011

25 anos de Pároco - Serviço à Igreja Diocesana e à Comunidade

No dia 22 de maio presidi a solene Eucaristia de ação de graças pelos 25 anos do Pe. Vicente Frisullo, O.SS.T, como pároco da Paróquia de Nossa Senhora de Fátima, da Vila Curuçá. O acontecimento é um convite a refletir sobre a paróquia na estrutura da Igreja, a pessoa e a missão do pároco.

A palavra paróquia é de origem grega: paroikia. É formada pela junção de duas palavras: para, que significa perto, junto de, e oikos, que significa casa. Paróquia em sentido literal significa próximo de casa ou ao redor da casa.

Historicamente, em cada cidade havia um bispo, um pastor. Com o crescimento das cidades e a necessidade de atender as áreas rurais, na impossibilidade do bispo estar presente em todos os lugares do território de sua diocese, passou a confiar parte do rebanho a um presbítero que, em seu nome e sob sua orientação, vai pastorear essa porção do povo de Deus, fazendo as vezes do bispo. Esse presbítero, pastor local, é conhecido como pároco (Sacrosanctum Concilium, n. 42). Lembrando que as primeiras paróquias surgiram no século IV.

A paróquia está sob a jurisdição do bispo diocesano e é por este confiada a um pároco que deve ser um autêntico discípulo de Jesus Cristo e junto ao povo exerce o múnus profético, ensinando e anunciando a Palavra, o múnus sacerdotal, santificando o povo pela celebração dos sacramentos e o múnus de governar, animando e guiando a comunidade no seguimento de Jesus Cristo. Ensinar, santificar e governar a porção do povo de Deus que lhe foi confiada pelo bispo diocesano é a missão do pároco.

Cada pároco, em comunhão com seu bispo diocesano, é o meio através do qual o próprio Cristo ama os homens, alcança as pessoas, as instrui, as guarda e as guia. É através da solicitude pastoral do pároco, aberto a todos, atento aos que estão próximos, solícito em relação aos afastados e distantes que é manifestada aos homens e mulheres a misericórdia e o amor infinito de Deus.

Celebrar os 25 anos do Pe. Vicente Frisullo como pároco da Paróquia de Nossa Senhora de Fátima é vivenciar o significado de uma paróquia e a missão de um pároco.

Pe. Vicente conduz essa paróquia com profundo sentido eclesial e em comunhão com as orientações da Diocese. Ele age com a plena convicção de que sua comunidade paroquial é uma comunidade de fiéis cristãos em comunhão de fé e de sacramentos com o seu bispo, ordenado na sucessão apostólica. E é em nome da pessoa de Cristo "in persona Christi Capitis" - na pessoa de Cristo Cabeça que ele ensina, santifica e governa com a autoridade de Cristo e não com sua própria autoridade, a porção do povo de Deus que lhe foi confiada pelo bispo diocesano.

Que a Virgem Maria, Mãe de Jesus Cristo e dos Sacerdotes, invocada sob o título de Nossa Senhora de Fátima fecunde cada vez mais o ministério sacerdotal e paroquial do Pe. Vicente Frisullo.

Dom Manuel Parrado Carral

Bispo Diocesano de São Miguel Paulista

Nenhum comentário:

Postar um comentário