24 de maio de 2011

Pe. Vicente Frisullo... “25 Anos de Vida e Missão na Vila Curuçá”

Aos 06 de junho de 1946 nasce Vincenzo Frisullo, quinto filho do casal Luis Frisullo e Maria Neve Sambati. De família religiosa e humilde, participava ativamente das orações na Igreja e em família.

Inclinado à oração, florescia no pequeno Vicente o desejo de uma vida mais consagrada a Deus. Indeciso foi incentivado pelo seu irmão Miguel e decidiu dar início a sua vida religiosa no Convento dos Frades Trinitários.

Após anos de espera e preparação, foi ordenado sacerdote no dia 29 de dezembro de 1976.

Três anos mais tarde inicia sua missão no Brasil, na cidade de São Vicente, onde ficou até o ano de 1984, quando volta para a Itália. Em maio de 1986 retorna ao Brasil, vindo para São Paulo, na Paróquia de Nossa Senhora de Fátima, Vila Curuçá... Eram três e quinze da tarde, do dia 23 de maio de l986.

Incansável formador, lança-se à tarefa evangelizadora dos fiéis a ele confiados, desenvolvendo numerosas atividades, tanto na própria Paróquia como na Diocese, sobretudo no campo da Catequese. Aproximou a Bíblia do povo e investiu na formação permanente dos agentes e coordenadores das mais de 25 pastorais atuantes nas comunidades, com retiros e encontros de formação, como a Semana Bíblica, que neste ano, chega em sua 22ª edição.

A paróquia, por seu infatigável trabalho, de três passou a ter seis comunidades: Nossa Senhora de Fátima, São José, Nossa Senhora Aparecida, Santíssima Trindade, Santo Agostinho e Bem-Aventurado José Allamano.

Em 10 de maio de 1999, num gesto ousado, dá início aos trabalhos de demolição da Comunidade Matriz de Nossa Senhora de Fátima. Um novo templo é erguido em pouco mais de um ano.

Além disso, sempre esteve ligado ao desenvolvimento social da Vila Curuçá, assim, com a ajuda da comunidade, funda a Escola de Marcenaria, em parceria com o SENAI; a Creche Bem-Aventurada Isabel Canori Mora; o Espaço Social São João de Matha (Quadra Paroquial), onde são desenvolvidas atividades sociais e culturais como a Escola de Futsal e as apresentações teatrais realizadas pela Equipe Comunic’Art.

Assim, com a graça da Trindade Santa e o apoio de seus paroquianos e amigos vai superando as dificuldades encontradas e, neste ano de 2011, com eles, celebra esses 25 anos de vida e missão na Vila Curuçá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário