15 de outubro de 2011

IAM e JM participam de Jornada Missionária

Participantes da Paróquia de Nossa Senhora de Fátima - Vila Curuçá

No dia 08 de outubro, a Diocese de São Miguel Paulista, São Paulo-SP, através da coordenação diocesana da Infância e Adolescência Missionária (IAM), realizaram mais uma Jornada Missionária. Dessa vez na Paróquia de São Francisco de Assis, Setor Guianases.

A jornada teve como tema “Missão na Ecologia” e lema “Esperanças na caminhada, com a Bíblia na mão, para a Missão”, em comunhão com as festividades de 25 Anos de fundação da Fraternidade Palavra e Missão que atua na paróquia; e contou com a participação de mais de 300 crianças e adolescentes da Infância Missionária e da catequese de onze paróquias da diocese.

No início do encontro, a assessora da IAM na Paróquia de Nossa Senhora do Rosário, Pamela dos Santos Mariano, apresentou o tema da Campanha Missionária deste ano “Missão na Ecologia” e conduziu os participantes a refletiram sobre a importância e responsabilidade da IAM na preservação do Meio Ambiente. Em seguida, com orações, teatro, danças e poesias, os participantes apresentaram, de forma criativa, o tema e lema da jornada. A animação ficou por conta da Juventude Missionária da Paróquia de Nossa Senhora de Fátima, da Vila Curuçá.

Ainda, durante o encontro, as crianças e adolescentes apresentaram seus cofrinhos missionários, que totalizaram a quantia de cerca de R$ 800,00 que serão encaminhados ao Fundo Mundial de Solidariedade da IAM. Além disso, os participantes fizeram a oferta de alimentos não-perecíveis e materiais de higiene que foram doados ao Projeto Esperança, que atua junto às crianças e jovens em situação de risco e violência, especialmente junto aos portadores de HIV/AIDS e seus familiares.

Por fim, ao som de músicas e apitos, os participantes saíram pelas ruas do bairro para testemunhar alegria de serem discípulos missionários de Jesus.

Para o pároco da Paróquia de São Francisco de Assis, Pe. José Carlos Stoffel, o encontro foi marcado pelo testemunho das crianças e adolescentes. “Este momento é testemunho do protagonismo das crianças. Vendo as apresentações e a caminhada pelas ruas, me recordo da passagem do Evangelho das crianças com Jesus, quando Ele repreende os discípulos e pede: ‘Deixem vir a mim os pequeninos’”.

A Jornada Missionária da IAM é realizada anualmente na Diocese de São Miguel Paulista. Segundo o coordenador diocesano, Rodrigo Alves Piatezzi, “Esta jornada já é uma tradição aqui na diocese. Além de ser um momento de partilha de experiências é um momento de reflexão e animação missionárias, principalmente para a paróquia que acolhe as crianças e adolescentes. Na Paróquia de São Francisco de Assis, por exemplo, ainda não há a Infância Missionária, mas a equipe paroquial, com a assessoria do Pe. José Carlos, vem se preparando a um bom tempo e, a partir deste momento, iniciarão as atividades com as crianças e adolescentes”.

Equipe Diocesana da IAM
Diocese de São Miguel Paulista

Veja mais fotos em nossa página do flickr.

Nenhum comentário:

Postar um comentário