5 de setembro de 2012

Encontro de formação reúne assessores da IAM na Comunidade de Santo Agostinho



No domingo, 02, os assessores da Infância e Adolescência Missionária (IAM) da Diocese de São Miguel Paulista, São Paulo/SP, participaram de um encontro de formação onde trabalharam o tema "Psicopedagogia das Idades" e "Perfil das Crianças e Adolescentes".

O psicólogo Edenilson Marcelino foi o responsável por assessorar o tema "Psicopedagogia das Idades"; o profissional apresentou cada fase do desenvolvimento da criança e deu dicas como os assessores podem trabalhar com cada idade. "As características físicas, sociais e culturais influenciam no desenvolvimento de todo ser, por isso, cada criança tem sua particularidade. As fases nos ajudam a refletir e à melhor compreender o desenvolvimento infantil, mas devemos respeitar a individualidade de cada criança" - afirmou o psicólogo.


Já o tema "Perfil das Crianças e Adolescentes" foi trabalhado pela educadora e assessora da IAM na Paróquia de São José, Jardim Basília, Cirene Colen. "É importante identificarmos as características das nossas crianças e adolescentes para buscarmos a melhor forma de trabalharmos com elas e ajudá-las em suas dificuldades." - apresentou a assessora.

Padre José Carlos Stoffel, da Fraternidade Palavra e Missão e assessor da IAM na diocese, sugeriu à equipe que seja feito um levantamento psico-social dos membros da Infância e Adolescência Missionária para que sejam dadas respostas mais concretas no trabalho de evangelização. "É preciso colocar os pés no chão. A nossa diocese tem realidades econômicas e sociais diversas, seria interessante saber com quem estamos trabalhando, assim, vamos encontrar formas mais corretas para atingir as crianças e adolescentes e apresentá-las Cristo e a Missão." - alertou o sacerdote. A equipe diocesana prontamente se colocou a disposição para desenvolver um questionário e começar o trabalho. "Com essa pesquisa vamos poder desenvolver melhor as oficinas do ELMI (Encontro de Líderes Missionários Infantis). Além disso, vamos aproveitar o conteúdo e trabalhar nos EFAIAM's (Encontro de Formação para Assessores da Infância e Adolescência Missionária) e nas reuniões diocesanas para desenvolvermos materiais, dentro do carisma e metodologia da Obra, que respondam à nossa realidade." - informou Felipe Gonçalves, coordenador diocesano da IAM.

Ainda no encontro foram apresentadas e discutidas algumas propostas para a celebração dos 170 anos de fundação da IAM que coincidirá com os 20 anos de implantação da Obra na diocese. Para esta celebração, a equipe está elaborando materias, planejando uma exposição itinerante, encontros de implantação nas regiões episcopais e um congresso que será realizado nos dias 18 e 19 de maio de 2013 e contará com a presença do bispo diocesano, Dom Manuel Parrado Carral.

Rodrigo A. Piatezzi
Coordenador diocesano da IAM


Nenhum comentário:

Postar um comentário