25 de agosto de 2009


A Pontifícia Obra da Infância e Adolescência Missionária (IAM) foi implantada na Paróquia de Nossa Senhora de Fátima-Vila Curuçá, Diocese de São Miguel Paulista (São Paulo-SP) no ano de 1999 e, carinhosamente, foi adotada como GAROTADA MISSIONÁRIA, recebendo a adesão de muitas crianças e o apoio do pároco, Pe. Vicente Frisullo, OSsT.

Na origem desta feliz iniciativa esteve a Irmã Loredana Pignata, Missionária da Consolata, de origem italiana, que muito trabalhou no Brasil. Ela já havia trabalhado com a IAM em outras regiões, e quando chegou aqui na Vila Curuçá desejou iniciar este trabalho com as crianças e jovens, que ela tanto amava.

Com o apoio do pároco, das Irmãs Missionárias da Consolata e de algumas lideranças, Ir. Loredana passou a formar os jovens da comunidade para serem assessores e acompanhar o grupo. A seguir, as crianças foram convidadas.



A idéia foi acolhida e assumida pelas crianças e adolescentes. De lá para cá, centenas delas já integraram a Garotada Missionária. Muitas, hoje crescidas, já estão em outros grupos, ativas, dinâmicas, levando Jesus pelo mundo. Outras, mesmo sem integrar nenhuma pastoral, vivem em seu lar o que aprenderam na infância. E outras, ainda, continuam, desde a sua implantação, evangelizando e ajudando as crianças e os jovens através dos grupos da Infância, Adolescência e Juventude Missionária. É o caso dos atuais coordenadores: Carina, Bruno, Kelly, Leandro, Rodrigo e Washington.



A Ir. Loredana esteve à frente da Obra até o seu falecimento, em maio de 2005. Mesmo sem a presença da fundadora, as crianças e jovens, animadas pelo seu ardor missionário, continuaram o trabalho. A semente que ela germinou aqui em nossa comunidade, cresceu e nunca mais parou de dar frutos.



Nestes 10 anos, a historia da Garotada Missionária foi marcada por momentos de conquistas e, também, de tribulações. No início do trabalho, as crianças e os jovens assessores tiveram que lutar para mostrar sua metodologia e carisma. Não foi fácil mostrar para a comunidade paroquial como podia um grupo de crianças assumir responsabilidades com a evangelização e amar e se comprometer com a solidariedade universal, rezando e ajudando com as crianças de todo o mundo. Hoje, a Garotada Missionária encanta e anima a todos com a sua dedicação e organização, com as crianças, adolescentes, jovens, casais e adultos devotos e apaixonados por Jesus e pelas Missões.



Em 2003 foi criado o informativo “Garotada Missionária”, que é distribuído para as crianças da IAM e catequese da paróquia e diocese.

Também é de responsabilidade do grupo um blog na Internetgarotadamissionaria.blogspot.com – que ganhou repercussão nacional e conta com o apoio de vários grupos da IAM espalhados pelo Brasil e das Pontifícias Obras Missionárias (POM).

Sim, muita coisa já aconteceu! E a história foi acompanhando o crescimento das crianças... Muitas delas já são adultos, jovens, adolescentes que formam atualmente a Juventude Missionária, grupo ligado à Pontifícia Obra da Propagação da Fé. É “um passo adiante” assumido também pela nossa paróquia.



Mas o grupo também se renova mostrando sua vitalidade, pois a IAM é “fruto novo no coração da Igreja”. No fim de 2008, a Obra foi implantada na comunidade Nossa Senhora Aparecida e já conta com um grupo de 10 crianças que, mesmo pequenas e iniciando o trabalho, já mostram que são protagonistas de uma nova evangelização, discípulos missionários de Jesus.



A formação dos assessores, coordenadores mirins e das próprias crianças é constante. Junto à equipe diocesana, a Garotada Missionária realiza e participa de encontros de formação, como o EFAIAM (Encontro de Formação para Assessores da Infância e Adolescência Missionária) para jovens com mais de 16 anos que acompanham os grupos e o ELMI (Encontro de Líderes Missionários Infantis) para as crianças que coordenam os grupos –; além de Jornadas Missionárias com as crianças da catequese animadas pelas crianças da IAM; da Mobilização com o gesto concreto para as crianças e os missionários que as socorrem; encontros e congressos missionários em âmbito regional, nacional e continental como ocorreu em agosto do ano passado, quando o jovem Rodrigo, assessor em nossa paróquia, participou do CAM3-COMLA8 (3º Congresso Americano Missionário e 8º Congresso Missionário Latino-Americano) e do IV ENAJOMIS (Encontro Americano dos Jovens Missionários), realizado em Quito, no Equador.



Também as crianças e jovens da Vila Curuçá com as orações diárias e o sacrifício financeiro, estão sendo “pequenos grandes missionários”, evangelizando outras crianças na escola, na rua, na comunidade e colaborando com os projetos missionários em prol das crianças nos cinco continentes... Estão levando a sério o compromisso deixado pelo fundador da Pontifícia Obra da Infância e Adolescência Missionária, Dom Carlos Forbin Janson: “Criança ajuda e evangeliza criança”.



Um comentário:

  1. Padri Visente de Paula parabens pela a missa de domingo dia de corpos cristis muito linda.

    De:Rafaela filha de Claudio da Rocha Cardoso
    Idade:08
    Para:Ppadre Visente de Paula .

    ResponderExcluir