1 de março de 2011

A qual pastoral o Ministério de música pertence?

Ola pessoal, tudo bem?

Hoje vamos matar uma curiosidade, a qual pastoral o Ministério de música pertence?

Bem, sendo direto - LITURGIA! A música é parte integrante da liturgia da Missa. Temos os cantos que servem para acompanhar os ritos, ou até mesmo são os próprios momentos, ou orações, só que cantados. Como por exemplo, o Glória e o Santo! Falaremos sobre a função de cada canto da missa ao longo do tempo.

O Ministério de música dentro da Missa, serve para animar esses cantos, dar mais vida, alegria, ou conduzir de forma mais melódica a uma meditação. Sendo assim, se torna um forte instrumento da equipe de liturgia para que a Missa não seja "desanimada" mas sim, um encontro alegre com o Cristo eucarístico.

Um aviso importante - o músico não toca na Missa, ele toca a MISSA! Não estamos lá apenas para tocar, temos que PARTICIPAR ativamente da Missa, nas orações, nas respostas, nas leituras, homilia, e, no silêncio e, principalmente, na EUCARISTIA!

Nós, ministros de músicas, somos parte da Pastoral da Liturgia!

Até a próxima.

Joelhos no chão e baquetas na mão!

Forte abraço.
Lucianinho.

2 comentários:

  1. Que legal. está aí uma coisa que eu não sabia. rs

    Estou lendo os posts e está muito legal a dedicação que está dando tanto pro blog quanto para o pessoal do ministério da música que merecem né. Com certeza a missa não é a mesma sem esse ministério que se tornou tão importante.

    Beijos Lais

    ResponderExcluir
  2. Oi gente,

    Demorou um pouco, mas tô por aqui. Não vou comentar o assunto em sí, mas sugerir outro. Gostaria de ler algo sobre "missa carismática". Ouço muita gente falando esse termo e acho que há uma certa confusão.

    Lu e equipe do blog, parabéns pelo trabalho!

    Graça e paz!
    Dudu, da Paróquia Nossa Senhora do Rosário

    ResponderExcluir