9 de fevereiro de 2012

Mensagem de Dom Manuel, bispo diocesano, à Juventude.


No encerrando da semana de formação realizada na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, de Vila Curuça,  vocês também iniciam as atividades do Setor Juventude, de nossa Diocese, neste ano de 2012. Acolhi com alegria o pedido do Thomaz de Aquino para fazer-me presente junto a vocês através desta mensagem.

Caros jovens, Jesus os ama, o Bispo Diocesano também os ama. Desejo estar ao lado de cada um de vocês, através da coordenação do Setor Juventude, com a qual pretendo ter um encontro até o final de fevereiro para ajudá-los, animá-los e acompanhá-los com o zelo e o cuidado de pastor.

Um ano e meio nos separa da Jornada Mundial da Juventude, a ser realizada no Rio de Janeiro, que tem por lema “Ide e fazei com que todos os povos se tornem meus discípulos” (Mt 28,19), aliás,  o mesmo lema de nosso 5º Plano Diocesano de Pastoral.

Neste ano o Papa nos convoca para celebrar o Ano da Fé que terá início no próximo mês de outubro.  Na Carta Apostólica “Porta da Fé” na qual convoca o ano da Fé o Santo Padre Bento XVI afirma: “... intensificar a reflexão sobre a fé, para ajudar todos os crentes em Cristo a se tornarem mais conscientes e revigorarem a sua adesão ao Evangelho, sobretudo num momento de profunda mudança como este que a humanidade está vivendo”. É esta reflexão sobre a razão de nossa fé, e adesão ao evangelho, levando-nos à “nova evangelização para transmissão da fé”, tema do próximo Sínodo dos Bispos,  que nos propõe a prioridade do plano de pastoral para 2012: A Formação.

Caros jovens, unidos à toda nossa Diocese, integrados em sua comunidade paroquial, intensifiquem sua formação na fé. Formação que leve não só a ter conhecimentos, mas, a uma identificação com o Cristo, Caminho, Verdade e Vida, razão de nosso existir, nosso princípio e nosso fim. “Enraizados e fundados em Cristo” vocês serão suas testemunhas no seus ambientes e discípulos missionários anunciando-o a todos os jovens.

Que a Virgem Maria, Nossa Senhora da Penha, os ampare e acompanhe em toda esta missão. Que São Miguel Arcanjo os defenda em todos os perigos. Envio minha especial bênção como penhor das graças de Deus.

Dom Manuel Parrado Carral

Nenhum comentário:

Postar um comentário