20 de fevereiro de 2012

Semana da Juventude 2012


De 30 de janeiro a 5 de fevereiro foi realizado mais uma Semana da Juventude na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, com temas que abordassem o jovem no mundo de hoje. Durante a semana, momentos de oração, louvor e silencio foram marcantes para realizarmos essas reflexões, com o avanço da tecnologia este ano tivemos o privilegio, de realizar transmissão on line das palestras e dinâmicas, alcançando assim mais pessoas sendo evangelizadas. Nesta semana  houve a presença de jovens, da Pastoral Familiar, das Irmãs Missionárias da Consolata, dos Frades Trinitários, dos coordenadores do Setor Juventude, e equipe organizadora,  somando em média 110 pessoas.

No primeiro dia relatamos o perfil do JOVEM CRISTÃO  relacionando a identidade, QUEM SOU EU, no mundo, na escola, na igreja. A animação dos 3 primeiros dias  foi realizada  pela banda ADON, da Catedral de São Miguel Arcanjo, e logo após abertura oficial, realizada por nosso Pároco Pe frei Vincenzo Frisullo, OSST.  O tema desta noite foi bem abordado pelo jovem Bruno Santana,  que de uma forma bem dinâmica mostrou como o jovens esta se identificando nas mídias e nas ruas.


Na noite de 3ª feira, dia 31, faz se memória de São João Bosco, intercessor da juventude, Pe frei Vicente Frisullo,OSST,  iniciou esta noite falando da história deste grande homem, que fez e faz história entre os jovens. Após esta introdução o jovem Silas Cordeiro do setor Cangaiba, abordou a internet a favor da evangelização,  falando de missão, blogs, sites, e Jesus entre nós na internet,  evangelização e sendo instrumentos que chegam a Deus, usando a grande frase da oração de São Francisco “Senhor fazei de mim um instrumento de vossa paz!” e a “tarefa” da noite seria anexar em seus perfis,  nas redes sociais uma imagem de Cristo, e quem perguntasse o porque desta imagem, era para fazer um convite para participar do próximo dia.

No terceiro dia,  mesmo após grande tempestade, que não impediu que os jovens fossem a igreja, houve,  mais um dia de formação. Com o tema  JESUS ESTA NO MEIO DE NÓS,  Pe. Frei Ailton Almeida, OSST, cada vez mais nos cativando, dinâmico e Alegre, fez com que entendêssemos como Deus fala conosco, no silencio de nosso coração, e com suas palavras,  85 pessoas que estavam ali naquele salão,  ouviram a batida de seus corações, e adoraram a Cristo eucarístico presente ali! Musicas como alfa ômega, Confia em mim, amar-te mais, diante do rei e estou aqui, foram usadas com muita propriedade!!! Pe. Frei Vicente de Paulo, OSST, também  proferiu algumas palavras aos jovens no final desta noite,  recebeu uma homenagem dos mesmos pois esta semana se encaminha à missão na diocese de Mogi das Cruzes.

No quarto dia, a jovem Larissa Emanuelle, da Paróquia Nossa Senhora das Graças, em Itaquaquecetuba, Professora de Educação Física e bailarina, conversou com nossos jovens sobre o JOVEM EM MISSÃO. Larissa testemunhou sua experiência com a dança cristã. Participação do grupo que evangeliza através da dança. Com vídeos, trechos bíblicos e música, Larissa enriqueceu a noite que até então havia o maior número de participantes. Após os relatos, nossos jovens da paróquia Rodrigo Piatezzi e Bruno França, descreveram  suas experiências na jornada Mundial da Juventude em Madrid no ano de 2011 e suas expectativas quanto a jornada Mundial na Cidade do Rio de Janeiro em 2013, finalizando assim  a noite com uma grande oração pelas missões jovens. 

Nosso último dia de formação foi realizado nada mais, nada menos,  pelo Fred Pacheco, vocalista da Banda Dom,  que veio enriquecer nossa semana abordando o tema o JOVEM E A MUSICA. Humildade, simplicidade e oração marcaram sua  passagem por nossa semana, onde Fred comentou sobre o bom uso das músicas nas celebrações, a humildade que o músico deve ter ao escolher as músicas, cantar, tais musicas, assim como o musico,  deve cultivar uma vida de oração o músico é alguém que leva a assembléia a louvar a Deus,  chegar mais próximo a ele. Com o apoio da afinada e elogiada, Banda Servos, em cada colocação, houve uma meditação cantada. Grandes Cânticos como Fiat (faça-se), Seu amor é demais, tudo é do pai, o céu em você, Eu sou o que sou, a volta, permanecer no amor e um dueto com nosso jovem Rodolpho Pereira, na musica Aos pés da tua cruz, encheram de emoção nossa noite!


No sábado à noite, em clima de Carnaval, realizamos nosso Baile, momento de louvor a Cristo, através de percussão e muito samba. Para entrada neste Baile foi doado 1kg de alimento não perecível, por cada participante para assistência de famílias carentes, assistidas pela Paróquia.  Nosso grupo de percussão SÃO JOÃO DE MATA, abriu as comemoração com muita alegria e empenho, embalando o povo que ali estava, logo após, o grupo, Carnacristo da Paróquia São Roque, Diocese de Guarulhos esteve conosco, com sua “escola de samba” agitando a juventude da vila Curuçá, com muito samba no pé. Um momento de grande emoção foi a juventude unida a Maria, mãe da igreja,  entoando o canto Maria de Nazaré, Pe Zezinho,  ao som do forte ritmo da bateria dos jovens, com muita paz alegria e união!

E por fim no domingo às 9h da manha – encerramos este grande momento com a Santa missa, Presidida por nosso Pároco Pe. Frei Vincenzo Frisullo, liturgicamente bem participada por nossos Jovens. Dom Manuel, Bispo Diocesano, carinhosamente nos encaminhou uma saudação em palavras de apoio e entusiasmo, quanto a realização de nossa Semana da Juventude, e nossa caminhada rumo a Jornada Mundial da Juventude na cidade do Rio de Janeiro em 2013.


Nenhum comentário:

Postar um comentário