20 de fevereiro de 2012

Que a saúde se difunda sobre a terra


A Campanha da Fraternidade deste ano lança a invocação: Que a saúde se difunda sobre a terra (cf. Eclo 38,8). Esta Campanha, desde 1964, se insere dentro da Quaresma, tempo que nos convida a viver o Evangelho de Jesus Cristo que nos deu, por sua vida, paixão, morte, ressurreição e ascensão ao céu, uma vida nova.

Este tempo litúrgico, chamado tempo forte, nos prepara para o encontro com Cristo que vejo trazer vida em abundancia para todos (Jo 10,10). Para trilhar esse caminho que nos é proposto somos chamados à conversão, à  mudança de vida e a transformar nosso relacionamento com Deus, com o mundo e com os irmãos. Como discípulos missionários, queremos que todas as realidades que geram morte, dor e sofrimento, sejam  transformadas de  acordo com a vontade de Deus para que todas as pessoas possam ter a vida plena do Reino.

A Campanha da Fraternidade tem como objetivo despertar a solidariedade de todos os fiéis, e de toda a sociedade, em relação a um problema concreto que aflige toda a Nação. O tema para 2012 é: A fraternidade e a Saúde Pública, e o lema: Que a saúde se difunda sobre a terra (cf. Eclo 38,8). Assim, a Igreja nos convida a compreender, à luz da Palavra de Deus, a dura realidade da saúde pública e levar os discípulos-missionários a serem consolo na doença, na dor e no sofrimento dos irmãos.

Isso significa também que devemos exigir que, sobretudo os pobres tenham um atendimento digno em relação à saúde. Portanto, nesse tempo quaresmal, que favorece a nossa aproximação com Deus, devemos nos interessar pelo tema que nos é proposto, nas diversas comunidades, nas paróquias, nas escolas, nos movimentos, nas obras sociais e nos grupos de reflexão e, sobretudo, nos Grupos de Ruas que entram nos lares. Podemos assim  buscar com ações concretas, que passam pelo voluntariado, pelo questionamento crítico do modelo de atendimento que nos é dado na saúde e mesmo com as nossas coletas que geram recursos para atividades em favor das comunidades mais carentes.

A nossa oração, o nosso jejum e todas as obras de caridade, sinal de nossa sensibilidade cristã, acompanhados pela graça de Deus, nos ajudem a fazer de nossa vida um testemunho vivo da nossa adesão e do nosso seguimento ao Crucificado-ressucitado.

Que a saúde se difunda sobre a terra (cf. Eclo 38,8).

Com um abraço,

Pe. Vicente Frisullo
Pároco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário