18 de fevereiro de 2013

Campanha da Fraternidade 2013


No dia 13 de fevereiro, quarta-feira de Cinzas, houve o lançamento de mais uma edição da Campanha da Fraternidade (CF), em nossa Diocese de São Miguel Paulista a abertura foi neste domingo, dia 17, às 15h, na Catedral de São Miguel Arcanjo, com o tema será “Fraternidade e Juventude” e o lema “Eis-me aqui, envia-me!” (Is 6,8). O material para ser veiculado nas emissoras de rádio e TV de todo o país já está disponível no site da CNBB.

O objetivo geral da CF é acolher os jovens no contexto de mudança de época, propiciando caminhos para seu protagonismo no seguimento de Jesus Cristo, na vivência eclesial e na construção de uma sociedade fraterna, fundamentada na cultura da vida, da justiça e da paz.

Objetivos específicos
1 - Propiciar aos jovens um encontro pessoal com Jesus Cristo a fim de contribuir para sua vocação de discípulo missionário e para a
elaboração de seu projeto pessoal de vida;

2 - Possibilitar aos jovens uma participação ativa na comunidade eclesial, que lhes seja apoio e sustento em sua caminhada, para que eles possam contribuir com seus dons e talentos;

3 - Sensibilizar os jovens para serem agentes transformadores da sociedade, protagonistas da civilização do amor e do bem comum.


Texto-Base
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil acabou de publicar o Texto – Base da Campanha da Fraternidade para o ano de 2013. "Fraternidade e Juventude" é o tema da Campanha para a quaresma em 2013. O lema é inspirado no profeta Isaías 6,8: "Eis-me aqui! Envia-me". Nas palavras de Dom Leonardo Ulrich Steiner, Secretário Geral da CNBB: A Igreja no Brasil deseja, no contexto do Ano da Fé, "repropor Juventude como tema da Campanha, nesse tempo de mudança de época, desejando refletir e rezar com os jovens, representando-lhes o Evangelho como sentido de vida e, ao mesmo tempo, como missão". A C.F de 2013 já anuncia a Jornada Mundial da Juventude, assumindo como lema o espírito missionário da JMJ 2013 indicado pelo Santo Padre Bento XVl, Ide e fazei discípulos entre todas as nações (cf. Mt 28,19). A Igreja quer que os jovens sejam verdadeiros missionários e missionárias no sentido de jovens evangelizando jovens: "Eis-me aqui! Envia-me".

O Texto-Base da Campanha é dividido em quatro partes. A primeira parte é titulado "Fraternidade e Juventude" e abrange tópicos como: a) o impacto da mudança de época; b)a substituição do papel exercido pelos pais e pela escola pelos meios de comunicação de massa; c) a fragilização dos laços comunitários; d) a banalização e negação da vida; e) o surgimento e influência da cultura midiática; f) as redes sociais e o risco de o jovem querer e necessitar estar sempre conectado; g) as novas gerações querem ser ativas na Igreja; h) as formas associativas dos jovens; i) pluralismo de grupos entre jovens; j) as desigualdades entre os jovens; k) políticas públicas para a juventude etc.

A segunda parte do Texto-Base titulado "Eis-me aqui! Envia-me!" aborda os seguintes itens: a) jovens nas Sagradas Escrituras; b) Maria presença educativa; c) jovens na história da Igreja; d) jovens como seguidores de Cristo; e) o jovem discípulo assume a missão; f) a opção afetiva e efetiva pelos jovens; g) a presença da Igreja no Brasil na pastoral junto aos jovens; e h) o protagonismo e compromisso na sociedade dos jovens.

A terceira parte do Texto-Base oferece indicações para ações transformadoras. Afirma que a Igreja precisa dos jovens e que eles devem receber uma acolhida afetiva e efetiva por parte da Igreja. Insiste que a sociedade precisa nesta mudança de época aproximar-se do mundo jovem. Nesta parte do Texto-Base titulado "Abrir-se ao novo" o texto fala muito sobre "recriar". Os jovens precisam recriar: a) o sentido da existência e da realidade; b) as relações significativas com Deus; c) as relações afetivas e a vida comunitária; d) as relações de gratuidade para uma postura afetivo-construtiva; e) as relações e o compromisso nesta mudança de época; f) o dinamismo de transformação da sociedade; g) relações de respeito e de integração com o meio ambiente; e h) a razão para além da razão instrumental. Este setor do Texto-Base também enfatiza a importância do encontro pessoal do jovem com Cristo; da catequese de iniciação cristã; do estudo do Catecismo da Igreja Católica; do diálogo entre fé e razão e do diálogo inter-religioso etc.

A terceira parte do Texto-Base também oferece pistas de ação como: a valorização da família como células da sociedade; a formação humana-afetiva dos jovens; o estudo das artes (música, teatro, esportes, dança etc.) pelos jovens; o estudo e análise da conjuntura atual do mundo; a realização de projetos missionários; reconhecer e favorecer o protagonismo juvenil na cultura midiática; a promoção de oficinas sobre como utilizar as novas tecnologias; a participação da Campanha Nacional Contra a Violência; e a participação em manifestações em prol da vida etc.

A quarta parte do Texto-Base é titulado "Gesto Concreto" e afirma que: "A Campanha da Fraternidade se expressa concretamente pela oferta de doações em dinheiro na coleta da solidariedade, realizada no Domingo de Ramos". O integral das coletas realizadas no Domingo de Ramos deve ser encaminhado à respectiva diocese, que por sua vez, encaminhará 40% do total da coleta para o Fundo Nacional de Solidariedade (FNS): Caixa Econômica Federal, Agência 2220 – Conta Corrente 000.009-0 – CNBB, Brasília, DF. (Enviar comprovante do depósito para CNBB no FAX (61)2103-8303). Segundo o Texto-Base: "Os recursos arrecadados serão destinados preferencialmente a projetos que atendem aos objetos propostos pela CF 2013, como o foco voltado para ações que se revertem em benefícios aos jovens das nossas comunidades".

Finalmente o Cronograma da CF 2013:
No dia 23 de fevereiro de 2013, na Quarta Feira de Cinzas, haverá o lançamento da CF 2013 "Fraternidade e Juventude".
A realização da Campanha será de 13 de fevereiro a 24 de março de 2013.

No Domingo de Ramos, dia 24 de março de 2013 haverá a Coleta Nacional da Solidariedade (60% para o Fundo Diocesano de Solidariedade e 40% para o Fundo Nacional de Solidariedade).

Nenhum comentário:

Postar um comentário