20 de agosto de 2012

Agosto, mês das Vocações



Agosto é celebrado no Brasil como mês vocacional. Esta celebração que nos lembrar que a vida do cristão tem uma dimensão especial: ninguém é cristão por ser: todo cristão tem uma missão. Toda vocação é um dom do amor de Deus. O mês de agosto, então, é dedicado á vocação.

1. A primeira semana é dedicada à vocação do PADRE. A vocação do Padre nos lembra que Jesus quis que sua missão continuasse na história. Os doze que Jesus escolheu como seus Apóstolos (enviados), impuseram as mãos sobre alguns escolhidos no meio da comunidade para o serviço. Estes foram chamados de epíscopos e de presbíteros: bispos e padres. Se isso não tivesse acontecido, tudo que Jesus disse e fez teria ficado esquecido, e a salvação não teria chegado até nós. Aliás, ninguém, hoje falaria de Jesus. Os Apóstolos levaram para frente a missão de Jesus: “fazei isto em memória de mim”, ele pediu.

A vocação do Padre está a serviço da vocação dos irmãos dentro da Igreja. De mãos dadas, todos estão a caminho do encontro com Jesus.

A Comunidade cristã precisa de pastores que acompanhem seus membros ao encontro de Jesus, bom Pastor. Por isso o serviço do Padre, dentro de tantos outros serviços na Igreja, é necessário para que a Igreja desempenhe sua missão. O próprio Jesus pediu que rezássemos o Pai para que envie operários a sua messe.

A nossa oração e reflexão nesta primeira semana do mês vocacional, serve para suscitar a vocação ao sacerdócio dentro da Igreja e para que todo sacerdote seja santo e bom pastor, segundo o coração de Jesus. Aqui vai o apelo aos jovens: se você sentir este chamado, não tenha medo! Responda sim ao Senhor, com toda a generosidade do seu coração, e será feliz.

2. A segunda semana deste mês vocacional é dedicada ao PAI. Você não é pai simplesmente porque tem filhos, mas porque tem uma missão a cumprir em relação a seus filhos, pela transmissão de certos valores da vida que são necessários a qualquer sociedade humana. Sem estes valores, que para os cristãos são um modo de pensar e de agir de acordo com o Evangelho, toda sociedade fica sem balizes, sem horizontes e sem futuro. Você assumiu livremente esta missão no dia do seu Matrimônio (se lembra ainda?), comprometendo-se a acolher os filhos que Deus iria lhe confiar e de educá-los na Lei de Cristo e da Igreja. Este mesmo compromisso você confirmou no dia do Batismo de seu filho. É o cumprimento desta missão que lhe dá a identidade de pai. Sem isso, meu amigo, você não é pai, mesmo se tiver um montão de filhos! Só assim você pode ser o pai da hora. Como pai cristão você tem a vocação de transmitir a seus filhos a fé que dá sentido a sua vida. Você tem a responsabilidade e a alegria de ser o primeiro catequista de seus filhos, apresentando a eles a beleza da nossa fé e o entusiasmo de levá-los ao encontro de Jesus.

A educação na fé de seus filhos é um trabalho, um serviço, uma missão que a Igreja lhe confiou e que ninguém pode realizar no seu lugar. Esta educação na fé que seus filhos recebem em família é também a base sobre a qual se constrói todo o trabalho da Igreja. A catequese familiar - a educação na fé em família - está na base de todo outro tipo de catequese.

3.  A terceira semana é dedicada aos RELIGIOSOS, homens e mulheres que consagram suas vidas para testemunhar que o único absoluto é Deus. Neste mundo cheio de relativismo e do descartável, Deus é vivido como a única e definitiva realidade que preenche a vida e chama a olhar para o alto e para os outros. As diversas formas de vida religiosa dentro da Igreja mostram a riqueza da vocação cristã. Com seus votos de obediência, castidade e pobreza os religiosos orientam, dedicam e consagram suas vidas á glória de Deus e ao serviço dos irmãos. Também a vida do religioso e da religiosa é um chamado ao amor. Cada religioso e religiosa tem uma história de amor a nos contar! Se você sentir este chamado, não tenha medo! Responda sim ao Senhor, com toda a generosidade do seu coração, e será feliz!

4. A quarta semana é dedicada aos MINISTROS LEIGOS. Na Igreja, pelo Batismo, todos somos protagonistas, mas têm cristãos que assumem isso pra valer, prestando serviços à comunidade. Pois, assim como a Igreja precisa da vocação do padre, do pai, dos religiosos e religiosos, ela precisa também do ministério - serviço - dos leigos para poder responder a todas as necessidades da Comunidade. Com efeito, todo ministério nasce de uma necessidade que surge dentro da Comunidade eclesial: a vocação é o lugar onde a alegria de servir se encontra com a necessidade dos irmãos.

A Igreja, desde sua origem, ao lado da vocação do Apóstolo, conhece outras vocações, outros serviços necessários à vida e à missão da Comunidade. São Paulo fala de “diversos dons, diversos serviços e diferentes modos de agir” que mostram toda riqueza da Igreja. Dons, serviços e modos de agir destinados ao bem de todos (1Cor 12, 4-7).

Na nossa Comunidade paroquial temos diversos e diversificados serviços pastorais. Precisamos de gente que assuma estes trabalhos para o bem de todos. Se você sentir este chamado, dê o seu sim com generosidade: não negue à sua Comunidade uma contribuição que pode ser importante para que ela possa cumprir melhor sua missão.

Entre os diversos serviços queria lembrar o do catequista. Este serviço, ligado ao ministério da Palavra, é necessário à Igreja, pois, graças ao trabalho do catequista, a Igreja garante a seus próprios membros a educação na fé.

A vocês, catequistas, queria lembrar a admiração da por este trabalho de educação na fé tão necessário: “A vossa atividade, muitas vezes humilde e escondida, mas realizada com zelo inflamado e generoso, é uma forma eminente de apostolado leigo, particularmente importante naquelas partes onde, por diversas razões, as crianças e os jovens não recebem no lar uma formação religiosa conveniente. Quantos somos, realmente, aqueles que recebemos de pessoas como vós as primeiras noções de catecismo e a preparação para o sacramento da penitência, para a primeira Comunhão e para a Confirmação!” (Papa João Paulo II)

A todos os Ministros da nossa Paróquia, a oração e o agradecimento, meu pessoal e de toda a Igreja pelo vosso generoso trabalho.

Se você sentir este chamado, não negue à sua Comunidade uma ajuda que pode ser importante para o cumprimento de sua missão. Responder sim significa aderir à pessoa e à mensagem de Jesus Cristo, comprometendo radicalmente a nossa vida à entrega de Jesus: “A messe é grande e os operários são poucos: pedi ao Senhor da messe para que mande operários à sua messe”.

Com um grande abraço, no coração da Santíssima Trindade,

Pe. Vicente Frisullo, O.SS.T

Nenhum comentário:

Postar um comentário